Governo divulga programa que facilita a entrada de brasileiros aos EUA; entenda como funciona

Nesta segunda-feira (07/2), o governo federal comunicou que a partir de hoje o programa “Global Entry” está disponível para brasileiros.

Postado em: 07-02-2022 às 18h11
Por: Eduarda Albuquerque
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo divulga programa que facilita a entrada de brasileiros aos EUA; entenda como funciona
Nesta segunda-feira (07/2), o governo federal comunicou que a partir de hoje o programa “Global Entry” está disponível para brasileiros | Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (07/2), o governo federal comunicou que a partir de hoje o programa “Global Entry” está disponível para brasileiros. O objetivo da iniciativa é otimizar o processo de entrada nos Estados Unidos evitando filas no setor de imigração dos aeroportos.

Para participar, é necessário fazer a inscrição na plataforma do programa e pagar uma taxa de inscrição de US$ 100 (R$ 526) não reembolsáveis. Além disso, é preciso que o cidadão cumpra com o processo de registro e avaliação prévia e seja aprovado pela Autoridade de Aduanas dos EUA. Entretanto, a nova medida não muda a necessidade e nem as regras para concessão de visto.

“O GE é um programa do governo americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos EUA. Ele é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras daquele país (CBP, na sigla em inglês) e dele participam, atualmente, 11 jurisdições”, informou o governo.

Continua após a publicidade

“Uma vez aprovados, poderão fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos”, informou o governo.

Para o governo, o programa tende a estimular contratos empresariais, interação cooperativa e turismo e fortalecerá a “união” entre os dois países. Segundo o G1, o Brasil negocia a sua participação no Global Entry desde meados de 2015.

Veja Também