Garoto brasileiro de 5 anos é reconhecido como o mais jovem do mundo a identificar asteroide

No total, a criança já descobriu 15 desses corpos celestes que já foram confirmados pela Nasa

Postado em: 07-02-2022 às 18h53
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Garoto brasileiro de 5 anos é reconhecido como o mais jovem do mundo a identificar asteroide
No total, a criança já descobriu 15 desses corpos celestes que já foram confirmados pela Nasa | Foto: reprodução

Um garoto de apenas cinco anos, natural de São Paulo, foi reconhecido por ser a pessoa mais jovem do mundo por identificar um asteroide. No total, o menino já descobriu 15 desses corpos celestes e já foram confirmados pela Agência Espacial Americana (Nasa).

Segundo o pequeno Miro Latansio Tsai, ele sempre se interessou por assuntos relacionados a astronomia e ciências. “Eu sempre gostei de ciência, astronomia e planetas: Marte Júpiter, Saturno, Sol, Mercúrio”, afirma, corrigindo e dizendo que na realidade o Sol é uma estrela.

De acordo com Carla Latansio, advogada e mãe de Miro, o interesse surgiu quando ele ainda era menor, aos dois anos de idade. “Com dois anos ele sabia o nome de todos os planetas do sistema solar. Na primeira visita que fizemos ao Museu Catavento, em São Paulo, na entrada tinham todos os planetas na parede e ele foi passando e apontando os dedinhos e falando os nomes de todos”, exemplifica.

Continua após a publicidade

Durante a quarentena causada pela pandemia, devido a curiosidade da criança por astronomia ter chamado a atenção dos pais, Latansio viu um anúncio de um projeto destinado a caçar asteroides, uma iniciativa internacional chamada oficialmente de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica (Iasc, da sigla em inglês). O projeto é coordenado pela Nasa e conta com a participação de outras instituições, no Brasil, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O MCTI é responsável pelo engajamento da comunidade local para a participação no projeto e premiou a estudante Verena Paccola recentemente pela descoberta de um asteroide raro.

Carla pensou que seria interessante inscrever Miro no projeto e conta que rapidamente o garoto já entendia como manusear o programa de computador utilizado para analisar imagens disponibilizadas pela Nasa. Por meio das imagens do programa que Miro identificou os 15 asteroides entre os meses de outubro e novembro de 2021.

Com isso, o garoto foi convidado para a 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde recebeu um certificado de mérito do MCTI pela descoberta. Naquele momento, ele também recebeu um certificado da Iasc e da Nasa. Miro afirma ter ficado orgulhoso por receber o reconhecimento.

Com os resultados, Carla teve a ideia de uma iniciativa em que o garoto ajudaria outras crianças a caçar asteroide. O projeto, intitulado “Clubinho do Miro”, é responsável por compartilhar informações sobre astronomia e caça de asteroides. “Eu abri meu clube de astronomia porque os meus amigos gostaram tanto de ver minha medalha, então eu abri um clubinho para ensinar eles (sic)”, disse.

No futuro, Miro pretende continuar a caça por asteroides pelo mesmo projeto do Iasc, mas está envolvido também nos programas “Imagens do Céu Profundo”, do MCTI em parceria com outras organizações inclusive o Iasc, e o Globe, voltado para monitoramento do clima global e coordenado pela Nasa.

Miro acredita que descobrir os asteroides pode ser uma maneira de preservar o planeta, uma vez que, para identificar o potencial risco de um corpo celeste se chocar contra a Terra, é necessário estudar sua melhor órbita. “A Nasa precisa que outras pessoas enxerguem esses asteroides para confirmar a órbita deles”, afirma.

Além disso, Miro afirmou que já está feliz com as descobertas de 2021 e que disse que sempre que puder ajudas as pessoas a proteger o planeta Terra, ele irá fazer.

Veja Também