Brasil conquista 7 posições em ranking de melhores universidades da América Latina; veja quais são
A análise se baseou no desempenho de instituições acadêmicas referentes ao ensino superior de 13 países latinos americanos.
Nesta quinta-feira (14/7), a pesquisa feita pela revista britânica Times Higher Education divulgou o ranking das dez melhores universidades da América Latina. O Brasil conquistou 7 posições, perdendo somente para o Chile no primeiro lugar.
Já não é novidade a Universidade de São Paulo (USP) aparecer no ranking. Esse ano, a instituição acadêmica conquistou pela sexta vez consecutiva o segundo lugar. Já a Universidade Federal de Goiás (UFG) ficou em 41ª posição.
A análise se baseou no desempenho das universidades referente ao ensino superior de 13 países latinos americanos.
Ao todo foram 197 universidades, priorizando-as em cinco áreas: ensino, pesquisa, impacto de citação, panorama internacional e receita da indústria.
No ranking, 90% das universidades brasileiras são públicas e apenas oito particulares aparecem na lista, em destaque, a PUC-Rio que conquistou a décima posição.
De acordo com informações, o Brasil teve o maior desempenho na qualidade e quantidade de pesquisas. Porém, a análise alega que é necessário melhorias no impacto de citações de pesquisas e métricas internacionais.
Com 72 universidades em destaque, o país foi o mais representado, seguido pelo Chile (30), Colômbia (29) e México (26). Confira o top 10:
- 1ª – Pontifícia Universidade Católica do Chile
- 2ª – Universidade de São Paulo
- 3ª – Universidade Estadual de Campinas
- 4ª – Universidade Federal de São Paulo
- 5ª – Instituto de Tecnologia de Monterrey
- 6ª – Universidade Federal de Santa Catarina
- 7ª – Universidade do Chile
- 8ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- 9ª – Universidade Federal de Minas Gerais
- 10ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro