Alunos do Enem denunciam questão racista no segundo dia do exame: “Negro faz uga buga?”

Questão também foi utilizada no vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2003

Postado em: 13-11-2023 às 10h33
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Alunos do Enem denunciam questão racista no segundo dia do exame: “Negro faz uga buga?”
Questão também foi utilizada no vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2003 | Foto: Reprodução

Promovido neste domingo (12/11), o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), causou polêmica ao apresentar uma questão considerada de cunho racista. A pergunta foi apontada ao g1 por professores do SAS – Plataforma de Educação.

A polêmica girou em torno da questão 179 de um dos cadernos, que já foi usada no vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2003. A pergunta aborda o padrão de contagem de um povo indígena negro e com uma linguagem estereotipada.

Alguns internautas chegaram a comentar no X (antigo twitter) sobre o teor da questão, questionando sobre o “uga buga” dito pelo personagens negros.

Continua após a publicidade

https://twitter.com/AstroKardia/status/1723811783381569677

Outro internauta apontou a semelhança dos desenhos da questão com as representadas em charges e propagandas colonialistas.

A questão foi apontada por uma usuária como sendo prática de Blackface devido as características dos personagens da charge.

Entenda o que é Blackface

O termo “blackface” refere-se a uma prática na qual pessoas brancas pintam seus rostos de preto para caricaturar e estereotipar pessoas negras. Essa prática teve origem nos Estados Unidos durante o século 19 e era comum em espetáculos de entretenimento que perpetuavam estereótipos racistas.

O blackface é amplamente considerado ofensivo e prejudicial, pois reforça estereótipos negativos e contribui para a discriminação racial. Muitos países e organizações proíbem o blackface devido à sua natureza racista e à compreensão de que promove a intolerância e a discriminação.

Veja Também