Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Por terra ou mar: Quais estratégias Maduro pode usar para invadir a Guiana?

O Essequibo, região em disputa, representa mais de 70% do território da Guiana

Postado em: 07-12-2023 às 09h10
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Por terra ou mar: Quais estratégias Maduro pode usar para invadir a Guiana?
O Essequibo, região em disputa, representa mais de 70% do território da Guiana | Foto: Reprodução

Os militares integrantes da cúpula brasileira acreditam que a Venezuela invadirá a Guiana pelo mar, e não por terra, devido a área verde e dificuldades de locomoção das tropas de Maduro. O Essequibo, região em disputa, representa mais de 70% do território da Guiana.

Segundo militares brasileiros de alta patente, a invasão via terrestre seria o caminho mais difícil para as Forças Armadas venezuelanas, devido a dois problemas.

O primeiro motivo é porque a a fronteira entre a Venezuela e a Guiana é formada por selva, o que dificulta o deslocamento tanto de viaturas blindadas quanto das tropas do ditador.

Continua após a publicidade

O segundo problema é que a outra opção seria à Venezuela invadir a região de Essequibo por meio da fronteira do Brasil com a Guiana, que tem vegetação menor. Porém, o governo Lula já sinalizou que não pretende permitir que os militares venezuelanos entrem na Guiana por meio da fronteira com o Brasil.

A única alternativa que restaria para o ditador Venezuelano, observam integrantes do Ministério da Defesa brasileiro, seria invadir a Guiana pela via marítima, por meio do Oceano Atlântico.

Os militares brasileiros, contudo, acreditam que os Estados Unidos e a Inglaterra devem se envolver na disputa e tentar impedir que a Venezuela anexe a região da Guiana.

Na última segunda-feira (4/12), o Ministério da Defesa brasileiro confirmou o envio de 130 homens e 20 veículos blindados para reforçar a fronteira. E nesta sexta-feira (8/12), deve acontecer uma reunião entre o presidente brasileiro e ministro da Defesa do Brasil, para tratar do assunto.

Veja Também