Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Titanossauro pode ter habitado região de Minas, indicam fósseis encontrados em obra

Os materiais encontrados foram entregues para estudos ao Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Postado em: 07-12-2023 às 12h25
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Titanossauro pode ter habitado região de Minas, indicam fósseis encontrados em obra
Os materiais encontrados foram entregues para estudos ao Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) | Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (6/12), a Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás (Eco050), anunciou que foram descobertos 22 blocos com fósseis de cerca de 80 milhões de anos, durante escavação em uma obra na BR-050, na altura do quilômetro 168, em Uberaba.

Os fósseis foram descobertos há cerca de 20 dias e foram retirados por uma equipe de paleontólogos. Este profissionais que fazem parte da Geopac Consultoria Ambiental, empresa contratada pela Eco050, monitoram as escavações durante as obras de recuperação de talude executada pela concessionária.

O paleontólogo Paulo Macedo, explica que as análises das novas descobertas levarão a identificação precisa da espécie que habitou as terras mineiras. “Ao que tudo indica, trata-se de um Titan, semelhante ao que foi encontrado há 20 anos na Serra da Galga, aqui em Uberaba. Só que aquele fóssil tinha 65 milhões de anos, enquanto estes de agora são um pouco mais antigos”, explica o cientista.

Continua após a publicidade

“Alguns desses materiais ficaram presos no talude e foi necessário o uso de equipamentos especiais para a retirada. Devido ao tamanho desses blocos, alguns com mais de 200 quilos, nós tivemos de fazer a preparação de parte dos fósseis no próprio local da obra para poder encaminhá-los ao museu”, completa Macedo.

Os materiais encontrados foram entregues para estudos ao Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) durante solenidade nesta quinta-feira (7/12).

Está não é a primeira vez que fósseis de dinossauros são descobertos em Minas Gerais, no mês passado, um fóssil de 20 centímetros foi achado e encaminhado ao museu da UFTM. Em outubro, o Estado de Minas também mostrou que o maior dente de titanossauro do mundo foi encontrado em Peirópolis, distrito de Uberaba.

Veja Também