PF não indicia Bolsonaro por importunação a baleia

Advogado do ex-presidente confirmou a decisão pelas redes sociais

Postado em: 27-03-2024 às 07h39
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PF não indicia Bolsonaro por importunação a baleia
Advogado do ex-presidente confirmou a decisão pelas redes sociais (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) decidiu não indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o advogado dele, Fabio Wajngarten, por importunação a uma baleia jubarte no litoral de São Paulo. No X (antigo Twitter), Wajngarten confirmou a decisão, que ocorreu na terça-feira (26).

Com isso, o inquérito vai ao Ministério Público Federal (MPF), que pode pedir arquivamento, oferecer denúncia ou pedir mais diligências.

A ação foi movida, porque, de acordo com vídeos circulados na internet, Jair Bolsonaro é suspeito de pilotar uma moto aquática e se aproximar de uma baleia jubarte. Segundo o MPF, o mamífero apresentava “comportamento aéreo” — o que significa que o animal emerge na superfície da água com a nadadeira peitoral e a cauda.

Continua após a publicidade

De acordo com informações presentes no documento produzido na abertura do litígio, o condutor estaria pilotando e gravando com celular. “Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, diz o texto.

Bolsonaro e Wajngarten foram depor na sede da PF em 27 de fevereiro. O caso teria ocorrido em junho do ano passado, em São Sebastião, no litoral de São Paulo.

Veja Também