Moradores abrigados na Datacom, em Eldorado do Sul, começam a ser retirados em segurança

Moradores buscam refúgio na empresa desde a sexta-feira (3) após enchente devastar bairros

Postado em: 06-05-2024 às 21h21
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores abrigados na Datacom, em Eldorado do Sul, começam a ser retirados em segurança
Ao longo do dia, diversas operações de resgate foram realizadas em Eldorado do Sul, com o apoio de dois helicópteros, barcos, jet skis e caminhões do Exército | Foto: Reprodução

Centenas de pessoas que buscavam refúgio na empresa Datacom, no bairro Industrial de Eldorado do Sul, desde a última sexta-feira (3), em decorrência da enchente que assola a região, começaram a ser resgatadas na manhã desta segunda-feira (6). A informação foi confirmada pelo prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata.

Segundo relatos, dezenas de famílias dos bairros mais atingidos pela inundação se abrigaram na empresa em busca de segurança. Um dos voluntários disse que as condições básicas de alimentação, água e atendimento médico estão sendo garantidas. No entanto, a falta de comunicação, devido à queda de energia e internet, é a principal dificuldade enfrentada pelos refugiados.

Confira momento do resgate:

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Esforços em conjunto

Ao longo do dia, diversas operações de resgate foram realizadas em Eldorado do Sul, com o apoio de dois helicópteros, barcos, jet skis e caminhões do Exército. As ações não se restringiram à Datacom, mas abrangeu escolas, prédios residenciais e outras áreas afetadas pela enchente.

Os resgatados foram direcionados para cidades vizinhas como Guaíba, Porto Alegre e Sertão Santana, onde recebem acolhimento com alimentos, medicamentos, água potável e suporte psicológico. As autoridades pedem que pessoas que busquem informações sobre familiares entre os desabrigados entrem em contato com as prefeituras desses municípios.

Apesar dos riscos, alguns moradores resistem em deixar suas casas

Segundo relatos, alguns moradores demonstram resistência em deixar suas casas, mesmo diante da gravidade da situação. As equipes de resgate reforçam a importância da colaboração da população para garantir a segurança de todos.

As autoridades locais continuam monitorando o nível da água e as condições gerais da região. A prioridade neste momento é garantir o bem-estar das pessoas afetadas pela enchente e minimizar os impactos do desastre.

Veja Também