Sobe para 100 o número de gaúchos mortos na tragédia causada por temporais, enxurradas e deslizamentos no RS

Enchentes que assolam o Rio Grande do Sul devastou todo Estado

Postado em: 08-05-2024 às 16h32
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Sobe para 100 o número de gaúchos mortos na tragédia causada por temporais, enxurradas e deslizamentos no RS
Vista da cidade de Canoas coberta de água (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Cem brasileiros já perderam suas vidas em decorrência da devastação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O número de vítimas desalojadas – na casa de amigos ou parentes – ultrapassa o de 163 mil pessoas, enquanto mais de 66 mil estão abrigos públicos.

A Defesa Civil estadual ainda investiga quatro óbitos para determinar se, com certeza, foram causados pelos efeitos das chuvas, como as enchentes, inundações, enxurradas, deslizamentos e desmoronamentos de terra.

O boletim da Defesa Civil divulgado meio-dia desta quarta-feira (8), confirma o número de 128 pessoas desaparecidas, 372 feridos e mais de 1,45 milhão de pessoas já foram atingidas pelas fortes chuvas, em 417 municípios diferentes.

Continua após a publicidade

Previsão

A previsão é de alerta, já que parte de áreas que já sofreram com as chuvas devem voltar a receber fortes temporais, com rajadas de vento e intensas chuvas, segundo meteorologistas. 

O Centro de Hidrografia da Marinha divulgou que, a faixa litorânea entre as cidades de Chuí, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina, pode passar por uma frente fria, com ventos de até 88 quilômetros por hora. 

A Defesa Civil do Estado ainda divulgou, em alerta, que as pessoas não voltem para os lugares afetados pois “o solo dessas localidades ainda está instável” e existe “perigo de deslizamentos”.

Veja Também