Enem 2024: gaúchos podem se inscrever até sexta-feira

Prazo foi estendido para moradores do Rio Grande do Sul, por conta da tragédia que assola o estado

Postado em: 20-06-2024 às 19h29
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Enem 2024: gaúchos podem se inscrever até sexta-feira
Prazo de inscrição para moradores do RS foi prorrogado Foto: Paulo Pinto/ABr

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 seguem abertas até esta sexta-feira (21) para os moradores do Rio Grande do Sul. O governo prorrogou o prazo para os gaúchos em decorrência da situação de calamidade pública no estado.

Desde domingo (16), as inscrições foram reabertas online e devem ser feitas por meio da Página do Participante, com o login único no portal do governo federal do Gov.br. 

Além de se inscrever, os participantes também podem solicitar tratamento pelo nome social (se for o caso) e atendimento especializado, com recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência (PcD).

Continua após a publicidade

No período regular de inscrição, que terminou na sexta-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 259 mil inscrições de candidatos do Rio Grande do Sul.

Isenções e Datas

Todos os moradores do Rio Grande do Sul têm direito a fazer a prova gratuitamente. O governo federal isentou toda população do Rio Grande do Sul do pagamento da taxa de inscrição de R$ 85, devido às enchentes.

Porém, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep alertam que a isenção da taxa não garante a participação no Enem 2024. Os moradores do Rio Grande do Sul interessados devem fazer a inscrição online para confirmar a presença nos dois dias de provas do exame.

O Inep aplicará as provas objetivas e a redação em todos os estados e no Distrito Federal. Os dias de prova serão os dois primeiros domingos de novembro, dias 3 e 10.

O Ministério da Educação, no entanto, avalia a necessidade de aplicação das provas no Rio Grande do Sul em uma nova data.

Leia mais:

Governo Lula anuncia investimentos em educação no Ceará

Barroso diz que STF não está decidindo sobre legalização da maconha

Programa de Monitoramento do INPE detecta aumento de focos de queimadas no Pantanal

Vulcanis pede fim da polarização em discussões sobre meio ambiente

Veja Também