Conheça 8 músicas brasileiras sobre futebol

Assim, como o futebol, a música é pluricultural. São diversos artistas de diversos gêneros que expressaram sua paixão pelo esporte através do som

Postado em: 05-12-2022 às 15h06
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça 8 músicas brasileiras sobre futebol
Assim, como o futebol, a música é pluricultural. São diversos artistas de diversos gêneros que expressaram sua paixão pelo esporte através do som | Foto: Getty

Estamos em clima de Copa e a Seleção Brasileira já está garantida nas oitavas de final! No país do futebol o que não falta é música que exalta esse amor nacional. Por isso, segue uma sequência de músicas brasileiras sobre futebol para o ambiente todo se transformar e transmitir aquela energia boa que só a música proporciona.

É Uma Partida de Futebol – Skank

A música É Uma Partida Futebol é frenética, agitada e lembra muito uma verdadeira partida de futebol, cheia de lances e emoção.

País do Futebol – Mc Guimê (part. Emicida)

Esta música transmite a diversidade da cultura brasileira, do amor pelo futebol e da esperança que o esporte leva às crianças periféricas.

Continua após a publicidade

Ponta de Lança Africano (Umbabarauma) — Jorge Ben Jor (Part. Mano Brown)

Música simples que conquistou o coração do brasileiro. Com vocais poderosos e um refrão contagiante, Ponta de Lança Africano conta a história de um jogador africano.

Fio Maravilha – Jorge Ben Jor

Mais uma música do apaixonador por futebol, Jorge Ben, Fio Maravilha ficou famosa por fazer homenagem ao jogador do Flamengo que atendia por esse apelido.

Um a Zero – Pixinguinha

Provavelmente, esta foi a primeira gravação nacional dedicada ao futebol. A canção se trata vitória história do Brasil sobre o Uruguai, na final da Sul-Americana de 1919, garantindo o primeiro título brasileiro no campeonato.

Beto Bom de Bola – Sérgio Ricardo

A música Beto Bom de Bola trata da questão do ídolo futebolístico e da fama. Neste contexto, encontra-se Mané Garrincha, ídolo que garantiu a vitória do Brasil nas Copas de 1958 e 1962.

Meio de Campo – Gilberto Gil

Esta canção possui uma letra de denúncia e protesto contra a escravidão. Gilberto Gil escreveu essa música em homenagem ao ex-jogador Afonsinho, primeiro jogador profissional ao conseguir o passe livre na justiça. Desde 2001, os jogadores não estão mais acorrentados aos seus clubes graças a luta abolicionista de Afonsinho.

Eu Quero Ver Gol – O Rappa

Esta música transmite a mensagem de que a vida pode ser vivida com leveza, da maneira mais orgânica possível, utilizando a nosso favor o que temos à disposição no momento. Ou seja, não precisa ser um golaço para marcar ponto.

Leia também:

Veja Também