Os 10 melhores filmes de todos os tempos

Pela primeira vez na história, um filme com direção feminina lidera o ranking

Postado em: 08-12-2022 às 16h38
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Os 10 melhores filmes de todos os tempos
Pela primeira vez na história, um filme com direção feminina lidera o ranking | Foto: Reprodução

A prestigiada revista britânia Sight and Sound, a cada década, desde 1952, elege uma lista atualizada dos 100 melhores filmes de todos os tempos. O veículo é distribuído pela BFI (British Film Institute) e a seleção dos títulos é feita por críticos, programadores, curadores, arquivistas e acadêmicos. Cada um deles escolhe 10 obras.

Pela primeira vez, o filme vencedor é dirigido por uma mulher. Trata-se de Jeanne Dielman (1975), produção franco-belga, dirigido por Chantal Akerman. Um Corpo que Cai (1958), que ocupava o topo do ranking desde 2012, caiu uma posição, sendo, agora, considerado o segundo melhor filme de todos os tempos.

Parasita (2019), Retratos de uma Jovem em Chamas (2019), Corra (2017), e Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016) são os filmes mais atuais que passaram a compor a seleção.

Continua após a publicidade

10 – Cantando na Chuva (1951)

Foto: Reprodução

Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

Onde assistir: HBO Max

Direção: Stanley Donen, Gene Kelly

Elenco: Jean Hagen, Gene Kelly, Debbie Reynolds

Gênero: Comédia musical, romance

Classificação Indicativa: Livre

9 – Um Homem com uma Câmera (1929)

Foto: Reprodução

Parte documentário, parte cinema, este filme acompanha uma cidade na União Soviética da década de 20, do dia até a noite. Com direção de Dziga Vertov, uma variedade de filmagens inovadoras e complexas retrata cenas do cotidiano na Rússia, celebrando a modernidade da cidade.

Onde assistir: TeleCine, Belas Artes À La Carte

Direção: Dziga Vertov

Elenco: Mikhail Kaufman

Gênero: Documentário

Classificação Indicativa: 14

8 – Cidade dos Sonhos (2001)

Foto: Reprodução

Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco. É nesse mesmo prédio que vai morar Betty, uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher, após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

Onde assistir: Apple TV, Google Play Filmes e TV

Direção: David Lynch

Elenco: Naomi Watts, Jeanne Bates, Laura Harring

Gênero: Suspense

Classificação Indicativa: 16

7 – Bom trabalho (1998)

Foto: Reprodução

A diversa Legião Estrangeira da França, formada por homens de todas as raças e cores, está sendo submetida a um rigoroso treinamento na África. Debaixo do céu azul e claro e no meio do deserto, o sargento Galoup entrega toda sua devoção ao enigmático comandante Bruno. Quando o novo recruta Guilles Sentain chega, Galoup é consumido pelo ciúmes, o que o levará a cometer uma grande besteira.

Direção: Claire Denis

Elenco: Denis Lavant, Grégoire Colin, Michel Subor, Richard Courcet, Nicolas Duvauchelle

Gênero: Drama, LGBT

6 – 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Foto: Reprodução

Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Onde assistir: Youtube, Google Play Filmes e TV, Apple TV, Prime Video

Direção: Stanley Kubrick

Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester

Gênero: Aventura, Ficção Científica

Classificação Indicativa: Livre

5 – Amor à Flor da Pele (2000)

Foto: Reprodução

Ambientado em Hong Kong no início dos anos 60, dois vizinhos, Sr. Chow e Sra. Chan, criam um vínculo depois de começarem a suspeitar que seus respectivos cônjuges estão tendo um caso juntos.

Direção: Wong Kar Wai

Elenco: Maggie Cheung, Tony Leung Chiu-Wai, Rebecca Pan

Gênero: Romance, drama

Classificação Indicativa: 14

4 – Era uma Vez em Tóquio (1953)

Foto: Reprodução

Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.

Onde assistir: Belas Artes À La Carte

Direção: Yasurjiro Ozu

Elenco: Chishû Ryû, Chieko Higashiyama, Sô Yamamura

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 10

3 – Cidadão Kane (1941)

Foto: Reprodução

O longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Onde assistir: HBO Max, YouTube, Google Play Filmes e TV, Prime Video, Apple TV

Direção: Orson Welles

Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 10

2 – Um Corpo que Cai (1958)

Foto: Reprodução

Em São Francisco, o detetive aposentado John ‘Scottie’ Ferguson sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster. John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

Onde assistir: YouTube, Google Play Filmes e TV, Apple TV

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes

Gênero: Suspense, drama

Classificação Indicativa: 14

1 – Jeanne Dielman (1975)

Foto: Reprodução

Três dias na vida de Jeanne Dielman (Delphine Seyrig), uma mulher ainda jovem, porém viúva, que mora com o filho adolescente. A rotina enfadonha e a clareza de pequenos gestos e detalhes dessa mulher que cuida da casa enquanto o filho está na escola e se prostitui ocasionalmente. A junção do sufocamento pela rotina com o fato dela atender aos clientes em casa conduzem Jeanne a um trágico final.

Direção: Chantal Akerman

Elenco: Delphine Seyrig, Jacques Doniol-Valcroze, Jan Decorte

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 16

Leia também:

Veja Também