Livros que você precisa conhecer para entender a história do Carnaval

Essa folia histórica faz parte da cultura brasileira e conquista foliões a cada nova geração

Postado em: 02-02-2023 às 17h59
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Livros que você precisa conhecer para entender a história do Carnaval
Livros que você precisa conhecer para entender a história do Carnaval | Foto: iStock/ Veronika Oliinyk

Fevereiro chegou acompanhado das preparações para uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros: o Carnaval. Essa folia histórica faz parte da cultura brasileira e conquista foliões a cada nova geração.

Pensando nisso, separamos uma lista com 10 livros para você conhecer mais sobre o contexto histórico dessa data.

Escolas de samba do Rio de Janeiro (2016)

Foto: Amazon/ Reprodução

A obra de Sérgio Cabral apresenta a evolução e origem histórica das escolas de samba do Rio de Janeiro. O autor também retrata a importância dos primeiros sambistas, que enfrentaram o preconceito e perseguições políticas.

Continua após a publicidade

Desde que o Samba é Samba (2012)

Foto: Amazon/ Reprodução

Na obra de Paulo Lins, é retratado o desenvolvimento da cultura brasileira por meio do samba, originário da Umbanda. Desta forma, o autor reconstrói a história dos precursores dos primeiros blocos carnavalescos, além de apresentar todo o contexto histórico da época.

Almanaque do carnaval: A história do carnaval, o que ouvir, o que ler, onde curtir (2008)

Foto: Amazon/ Reprodução

Em seu livro o historiador André Diniz, aborda a origem do Carnaval e analisa o contexto atual em que a celebração está inserida. Além disso, apresenta os principais gêneros musicais que compõem o repertório carnavalesco e revela imagens inéditas da data.

O País do Carnaval (2011)

Foto: Amazon/ Reprodução

Considerado um clássico da Literatura brasileira, o romance de Jorge Amado conta a história de Paulo Rigger, um jovem filho de fazendeiro que retorna ao Brasil após morar por sete anos em Paris. A obra retrata a angustia do personagem principal, que se sente deslocado ao voltar para o Brasil, diante da Revolução de 30.

Carnaval e cultura: Poética e técnica no fazer escola de samba (2014)

Foto: Amazon/ Reprodução

Nesta obra de Milton Cunha, somos apresentados aos bastidores dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. O carnavalesco mostra, ainda, 500 imagens dos dez meses de ensaios, barracões e momentos dos desfiles, com o intuito de mostrar a parte técnica elaborada pelas escolas.

O Carnaval das Letras: Literatura e Folia no Rio de Janeiro do Século XIX (2003)

Foto: Amazon/ Reprodução

Leonardo Affonso de Miranda Pereira, busca compreender o processo e impacto social do Carnaval através de grandes autores da literatura, como Machado de Assis, Raul Pompéia e Coelho Netto. Com narrações históricas e literárias, a obra explica como esta festa popular se tornou um meio de comunicação entre os escritores e o povo.

Carnavais, malandros e heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro (1998)

Foto: Amazon/ Reprodução

O livro explica como o Carnaval é um dos fatores que torna a sociedade brasileira única e diferente das outras. De acordo com o escritor Roberto DaMatta, esta imensa festa popular é um reflexo social dos valores, problemas e dilemas básicos que moldaram a construção do país.

Carnaval (2012)

Foto: Amazon/ Reprodução

Lançado originalmente em 1919, o livro de Manuel Bandeira, retrata as lutas modernistas do início do século 20. Além disso, através de uma linguagem polêmica e desafiadora, o escritor denuncia a sociedade da época com o seu poema Os sapos, tornando-se um símbolo de rebeldia da Semana de 22.

Os Carnavais Cariocas e sua Trajetória de Internacionalização (1946-1963)

Foto: Amazon/ Reprodução

Considerada uma das maiores festas de resistência no Brasil, o Carnaval tem raízes em religiões de matrizes africanas. Na obra, Danilo Alves Bezerra apresenta o contexto histórico e atual da comemoração festiva. Além disso, ele nos mostra elementos importantes da composição cultural da festividade.

Além Do Carnaval: A Homossexualidade Masculina Do Brasil Do Século XX (2019)

Foto: Amazon/ Reprodução

James Green questiona a visão estereotipada e contraditória que a sociedade tem, uma vez que se apropria de expressões e manifestações artísticas da sociedade LGBTQIA+ mas, ao mesmo tempo, é homofóbica no dia a dia, incluindo no Carnaval.

Veja Também