7 jogos que se passam em mundos pós-apocalíptico

Você seria capaz de sobreviver a esse tipo de realidade?

Postado em: 09-02-2023 às 19h06
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 7 jogos que se passam em mundos pós-apocalíptico
7 jogos que se passam em mundos pós-apocalíptico | Foto: iStock/ Divaneth-Dias

Filmes e séries frequentemente exploram a ideia de vivermos em um mundo pós-apocalíptico, daqueles em que boa parte dos habitantes da Terra foram dizimados, e é preciso viver em um ambiente hostil. Nos mundo dos games não é muito diferente e ainda temos um elemento empolgante: será que você sobreviveria nesse mundo?

A série da HBO, The Last of Us, veio justamente de uma adaptação dos games para a TV. Ela se baseia na premissa do jogo, mas também conseguiu transportar boa parte dos elementos, desafios e a própria atmosfera para a série. 

O inverso também pode acontecer. Graças ao sucesso da série The Walking Dead, uma adaptação de uma série de quadrinhos, ganhou o seu próprio universo para o mundo dos videogames, colocando seus fãs para sobreviverem a um mundo tomado por zumbis.

Continua após a publicidade

Se você tem interesse em saber se você conseguiria sobreviver a esses mundo, praparamos uma lista com oito games que se passam em um mundo pós-apocalíptico.

The Last of Us

Obviamente The Last of Us estaria na lista, e logo no início. Lançado em 2013, o jogo conquistou diversos fãs por sua história mórbida, envolvente e desoladora. Esse foi o game que mostrou ao mundo o poder que a narrativa dos jogos podem ter – e que agora conquista mais fãs com a série de TV.

Alguns atributos podem até começar a parecer datados quando comparados aos novos games, mas isso ainda não tira seus méritos de ter se tornado um dos jogos mais bem escritos e bem atuados de todos os tempos. Uma alternativa para os gamers é jogar o remake de 2022, que utiliza muitos mecanismos melhorados de The Last os Us Parte II.

Disponível para: PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Foto: Naughty Dog/ Divulgação

S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl

O game foi lançado em 2007 e, possivelmente, foi a principal inspiração para outros títulos pós-apocalípticos como Fallout 3. S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl ganhou os fãs que gostam desse tipo de jogo graças ao cuidado meticuloso que ele foi criado. A dinâmica pode não chegar ao nível de S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat, mas a atmosfera criada pelo jogo é tão incrível que ele merece aquela conferida.

Disponível para: Windows.

Foto: Divulgação

Fallout: New Vegas

O jogo chegou ao mercado em 2010, cercado de muito ceticismo, principalmente porque os jogadores viram poucas evoluções visuais desde Fallout 3. Fallout: New Vegas acabou se tornando um dos jogos pós-apocalípticos mais amados de todos os tempos – e também um dos melhores de RPG.

Além de ter expandido os mecanismos da franquia, Fallout: New Vegas também apresentou melhorias na liberdade de escolhas para os jogadores – uma dificuldade se encontra presente em diversos RPGs de mundo abert.

Disponível para: Windows, PlayStation 3 e Xbox 360.

Foto: Obsidian Entertainment/ Divulgação

Metro Exodus

A série Metro da 4A Games conquistou seu espaço nos universos de jogos pós-apocalípticos com a fantastica trilogia de terror e sobrevivência em primeira pessoa. Metro Exodus foi um marco na primeira tentativa da franquia de implementar um mundo aberto, que expandiu a narrativa do game de maneira natural, além de ter proporcionado aos jogadores uma jornada visualmente deslumbrante.

O jogo já foi indicado nas categorias de Melhor Narrativa e Melhor Design Visual no Golden Joystick Awards. Apesar de não ter vencido, isso não impediu que as pessoas continuassem jogando e o considerando um dos melhores games pós-apocalípticos de todos os tempos.

Disponível para: Windows, PlayStatrion 4, Xbox One, Stadia, Luna, PlayStation 5, Xbox Series X/S, Linux e macOS.

4A Games/ Divulgação

The Walking Dead

Vindo do mundo dos quadrinhos e da série de TV, o jogo de The Walking Dead se preocupa em não parecer uma aventura pós-apocalíptica irreal, daquelas bem conhecidas no mundo de jogos de ação. 

A marca registrada da Telltale Games para narrativas e gameplay garante que The Walking Dead se concentre em criar uma história envolvente que mostre os horrores que um mundo pós-apocalíptico é capaz de oferecer, ao mesmo tempo em que proporciona uma dinâmica que engaja o jogador.

Disponível para: Android, iOS, Kindle Fire HDX, OS X, Linux, Windows, Nintendo Switch, Ouya, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox 360 e Xbox One.

Foto: Telltale Games/ Divulgação

Final Fantasy VI

Em 1994 a icônica franquia Final Fantasy teve um jogo no SNES que ainda é considerado um dos melhores da série até os dias de hoje. Vários jogadores consideram esse lançamento um dos melhores RPGs de todos os tempos — chegando ao top 2 de uma lista de 100 títulos feita pela IGN.

Final Fantasy VI se destaca em todos os aspectos de um jogo da franquia, graças à suatrilha sonora inesquecível, história comovente, mecanismos de combate bem desenvolvidos e personagens carismáticos. Agora os jogadores podem aproveitar o jogo em full HD graças ao Final Fantasy Pixel Remaster, por enquanto disponível somente para PC e mobile, mas que ainda esse ano chega para PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Disponível para: Super Nintendo, PlayStation 1, Game Boy Advance, Android, iOS, Windows, PlayStation 4 (em breve) e Nintendo Switch (em breve).

Foto: Reprodução

Horizon Zero Dawn

Lançado em 2017 pela Guerrilla Games, Horizon Zero Dawn é considerado um dos destaques da oitava geração de consoles. Apesar de ter sido criticado no passado por suas semelhanças com Legend of Zelda: Breath of the Wild — lançado poucos dias depois e com o hype a seu favor —, hoje ele já é lembrado por suas qualidades singulares e ganhou o respeito que merece. A Netflix está trabalhando em uma série derivada do game.

Sony/ Divulgação

Veja Também