Livros para adolescentes que são imperdíveis

Do romance ao suspense e à fantasia, confira estes livros para adolescentes que vão te prender

Postado em: 02-05-2023 às 17h54
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Livros para adolescentes que são imperdíveis
Do romance ao suspense e à fantasia, confira estes livros para adolescentes que vão te prender | Foto: iStock

Confira uma lista com 10 livros para adolescentes que vão te fazer passar a madrugada lendo incansavelmente.

1 – A Culpa é das Estrelas, de John Green

livros para adolescentes

A história é contada pela perspectiva de Hazel Grace Lancaster, uma adolescente que sofre de câncer de pulmão e tem pouco tempo de vida. Ela conhece Augustus Waters, um jovem que também é um sobrevivente de câncer, em um grupo de apoio para pacientes com câncer, e juntos eles embarcam em uma jornada emocionante e intensa.

O livro é uma história de amor comovente, mas também é sobre a vida, a morte e a busca de significado em um mundo onde a morte é inevitável. Os personagens principais são muito bem desenvolvidos e são dotados de personalidades distintas e cativantes. Além disso, a escrita de John Green é leve e envolvente, tornando a leitura fácil e agradável.

Continua após a publicidade

2 – A Seleção, de Kiera Cass

livros para adolescentes

A história se passa em um futuro não muito distante, onde o país de Iléa é governado por uma monarquia e dividido em castas, sendo que quanto maior a casta, maior é o seu status social.

A protagonista, America Singer, é uma jovem de 17 anos da casta Cinco, que tem uma vida modesta e difícil. Quando o príncipe Maxon anuncia a realização de uma seleção, onde 35 garotas de todas as castas são escolhidas para competir pelo coração do príncipe e se tornar a próxima princesa de Iléa, America é selecionada contra a sua vontade.

Apesar de inicialmente relutante em participar da competição, America decide ficar na seleção para ajudar a sua família e acaba se envolvendo em um triângulo amoroso com o príncipe Maxon e seu antigo namorado, Aspen.

3 – Um de nós está mentindo, de Karen M. McManus

livros para adolescentes

O livro é narrado por quatro estudantes do Ensino Médio que se tornam suspeitos de um assassinato após um colega de classe, Simon, morrer durante a detenção.

Simon era conhecido por administrar um aplicativo de fofocas na escola, e havia divulgado informações comprometedoras sobre cada um dos quatro suspeitos antes de sua morte. Conforme a investigação policial se desenrola, os quatro estudantes precisam provar sua inocência e descobrir quem é o verdadeiro assassino.

A história é repleta de reviravoltas e surpresas, e explora temas como bullying, relacionamentos abusivos, pressão social e segredos adolescentes. “Um de Nós Está Mentindo” é um livro intrigante e emocionante, que mantém o leitor preso até o final.

4 – Quem é você, Alasca?, por John Green

livros para adolescentes

O livro é narrado por Miles Halter, um adolescente obcecado por memorizar as últimas palavras de grandes personalidades, que decide se matricular em um colégio interno em busca de novas experiências.

Lá, ele conhece Alasca Young, uma garota misteriosa e impulsiva por quem se apaixona. Juntos, eles vivem aventuras, questionam a existência e se envolvem em situações polêmicas, até que um evento trágico muda suas vidas para sempre.

O livro explora temas como amizade, amor, perda e busca por identidade.

5 – As Vantagens de ser Invisível, por Stephen Chbosky

livros para adolescentes

O livro é narrado por Charlie, um adolescente introspectivo que narra suas experiências através de cartas enviadas a um amigo anônimo.

Charlie é um jovem sensível que passou por traumas na infância e tem dificuldades em se relacionar com as pessoas. Na escola, ele se aproxima de Sam e Patrick, irmãos que o acolhem em seu grupo de amigos e o ajudam a superar suas inseguranças e medos.

Ao longo da história, o leitor acompanha o amadurecimento de Charlie, suas descobertas sobre o amor, sexualidade, drogas e outros temas importantes da adolescência. O livro explora temas como bullying, depressão, abuso e aceitação, de uma forma sensível e honesta.

6 – Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven

A história é narrada por Violet Markey e Theodore Finch, dois adolescentes que se conhecem no topo de uma torre do colégio em que estudam, em uma situação de risco.

Violet é uma jovem popular que está tentando lidar com a perda da irmã mais velha, enquanto Finch é um jovem instável e problemático que enfrenta problemas emocionais e familiares. Juntos, eles embarcam em uma jornada para explorar lugares incríveis e se desafiarem a sair da zona de conforto.

O livro aborda temas como saúde mental, luto, amor, amizade e aceitação. A história emocionante de Violet e Finch é contada de forma sensível e honesta, e mostra como os dois personagens aprendem a superar suas dificuldades e a encontrar a felicidade em lugares inesperados.

7 – A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard

O livro se passa em um mundo dividido por uma sociedade estratificada em castas, onde os portadores de sangue vermelho são os trabalhadores comuns e os portadores de sangue prateado são a elite governante com poderes sobrenaturais.

Mare Barrow, uma jovem de sangue vermelho, descobre que possui habilidades especiais, o que a coloca em risco em um mundo onde os prateados são considerados superiores. Ela é levada para a corte real e forçada a se passar por uma nobre, enquanto luta para controlar seus poderes e se manter viva.

Ao longo da história, Mare se envolve em uma trama política e uma guerra entre as castas, enquanto lida com suas próprias dúvidas e sentimentos. O livro explora temas como poder, opressão, preconceito e revolução.

8 – A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak

O livro se passa na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, e é narrado pela Morte, que observa a história da jovem Liesel Meminger.

Liesel é uma menina que é adotada por uma família alemã, e que encontra conforto nos livros que rouba. Com a ajuda de seu pai adotivo, ela aprende a ler e desenvolve um amor pela leitura, que se torna sua forma de escapar dos horrores da guerra.

Ao longo da história, Liesel se envolve em diversas situações perigosas e conhece pessoas importantes, como Max, um judeu que a família esconde em seu porão, e Rudy, seu melhor amigo. O livro explora temas como amizade, amor, família e resiliência, em meio à destruição e brutalidade da guerra.

9 – Para Sempre, de Alyson Nöel

Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite!

Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações, precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. É doloroso. Ela foge do contato humano, esconde-se sob um capuz e não tira dos ouvidos os fones do i-pod, cujo som alto encobre o barulho das mentes a seu redor.

Até que surge Damen. Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ever não entende o porquê disso, mas é incapaz de resistir à paz que ele lhe proporciona, à sensação de, novamente, ser uma pessoa normal. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida… e apaixonada.

10 – Sussurro, de Becca Fitzpatrick

Nora é uma menina responsável. Aos 17 anos, ela tira boas notas e sempre avisa à mãe aonde vai e o que está fazendo. Nem mesmo garotos a fazem perder o foco nos estudos. Até porque, apesar das tentativas de sua melhor amiga, Vee, de lhe arrumar um pretendente, ela nunca se interessou por ninguém na escola. Pelo menos não até conhecer Patch, seu novo colega na aula de biologia.

Ele parece estar em todos os lugares e saber tudo sobre ela. Seu jeito, ao mesmo tempo sedutor e perigoso, faz com que Nora fique imediatamente intrigada. E encantada. É então que eventos estranhos começam a acontecer. Um homem usando uma máscara de esqui salta diante de seu carro, seu quarto é invadido e aparentemente alguém está tentando matá-la. Nora não sabe em quem confiar.

Em sua busca por respostas, Nora está prestes a se descobrir no centro de uma batalha ancestral entre seres imortais e anjos caídos – uma disputa que não se resolverá sem sacrifícios.

Leia também:

Veja Também