Não termine 2023 sem ler esses livros!

Livros de diversos gêneros que precisam fazer parte da sua rotina de leituras em 2023

Postado em: 24-04-2023 às 17h13
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Não termine 2023 sem ler esses livros!
Livros de diversos gêneros que precisam fazer parte da sua rotina de leituras em 2023 | Foto: iStock

Os livros mais importantes e significativos da literatura para você enriquecer sua lista de leituras em 2023.

1 – A Peste, de Albert Camus

Romance que destaca a mudança na vida da cidade de Orã, na Argélia, depois que ela é atingida por uma terrível peste, transmitida por ratos, que dizima a população. É inegável a dimensão política deste livro, um dos mais lidos do pós-guerra, uma vez que a cidade assolada pela epidemia lembra a ocupação nazista na França durante a Segunda Guerra Mundial. A peste é uma obra de resistência em todos os sentidos da palavra.

Narrado do ponto de vista de um médico envolvido nos esforços para conter a doença, o texto de Albert Camus ressalta a solidariedade, a solidão, a morte e outros temas fundamentais para a compreensão dos dilemas do homem moderno.

Continua após a publicidade

2 – 1984, de George Orwell

O livro “1984” de George Orwell é uma obra clássica de ficção distópica que descreve um futuro sombrio e opressivo no qual o governo controla cada aspecto da vida dos cidadãos.

A história se passa em uma sociedade fictícia chamada Oceânia, que é governada por um partido político totalitário liderado pelo “Grande Irmão”. O personagem principal, Winston Smith, é um trabalhador do governo que começa a questionar o sistema opressivo em que vive e a procurar por um sentido maior em sua vida.

O livro é uma crítica contundente à ideia de um estado totalitário, que controla a vida dos cidadãos e sufoca a liberdade individual. Ele alerta sobre o perigo do poder absoluto e da manipulação da verdade, bem como da vigilância constante dos indivíduos.

3 – O Sol é Para Todos, de Harper Lee

Nesta emocionante história ambientada no Sul dos Estados Unidos da década de 1930, região envenenada pela violência do preconceito racial, vemos um mundo de grande beleza e ferozes desigualdades através dos olhos de uma menina de inteligência viva e questionadora, enquanto seu pai, um advogado local, arrisca tudo para defender um homem negro injustamente acusado de cometer um terrível crime.

Uma história sobre raça e classe, inocência e justiça, hipocrisia e heroísmo, tradição e transformação, O sol é para todos permanece tão importante hoje quanto foi em sua primeira edição, em 1960, durante os anos turbulentos da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

4 – O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger

A história é narrada por Holden Caulfield, um adolescente de 16 anos que acaba de ser expulso de uma escola preparatória e está em Nova York, tentando lidar com sua raiva, solidão e desilusão com a vida.

Ao longo do livro, Holden nos leva em uma jornada pela cidade, enquanto ele reflete sobre sua vida, seus relacionamentos e sua visão de mundo. Ele se envolve em várias situações estranhas e encontra vários personagens peculiares ao longo do caminho. Mas, apesar de todos os desvios da trama, o principal conflito do livro é a luta interna de Holden para encontrar um sentido em sua vida e superar sua sensação de alienação.

Ele retrata de forma crua e honesta as angústias e conflitos emocionais dos adolescentes, e levanta questões sobre identidade, alienação, autenticidade e crescimento pessoal.

5 – Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari

Leitura obrigatória para quem quer entender melhor a história da humanidade e as forças que moldaram a nossa cultura e sociedade até os dias atuais.

O livro apresenta uma visão geral da história da humanidade, desde os primórdios da espécie humana até os dias atuais, cobrindo temas como a evolução biológica, a revolução agrícola, o desenvolvimento das religiões, o surgimento das nações e a Revolução Industrial.

Harari propõe uma narrativa unificada para a história da humanidade, argumentando que o sucesso da espécie humana se deve em grande parte à nossa capacidade de colaborar em grandes grupos sociais, compartilhar histórias e crenças comuns e criar tecnologias complexas.

O livro aborda uma série de tópicos fascinantes, como a relação entre a evolução biológica e a cultura humana, a importância das histórias e mitos na formação da identidade humana, e o papel das instituições sociais na organização da sociedade.

6 – A Garota do Lago, de Charlie Donlea

“A Garota do Lago” é um thriller psicológico intrigante que mantém o leitor na expectativa até o final. O livro aborda temas como segredos, relacionamentos abusivos, trauma e obsessão, enquanto explora os motivos e as consequências do assassinato de uma jovem promissora.

A história segue a jornalista Kate, que está investigando o caso de uma jovem encontrada morta em um lago. A vítima é uma estudante universitária chamada Becca, que tinha uma vida aparentemente perfeita e que foi brutalmente assassinada.

Enquanto Kate investiga o crime, ela descobre uma série de pistas e segredos que parecem estar relacionados ao assassinato de Becca. Ela também se envolve romanticamente com um dos principais suspeitos do crime, o que a leva a questionar suas próprias motivações e intenções.

7 – A Mulher na Janela, de A. J. Finn

Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e… espionando os vizinhos.

Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir.

Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle?

Nesse thriller diabolicamente viciante, ninguém – e nada – é o que parece. A mulher na janela é um suspense psicológico engenhoso e comovente que remete ao melhor de Hitchcock.

8 – A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown

Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é.

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida.

Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena. Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse “desarmamento”.

Neste livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.

9 – A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera

A história se passa na cidade de Praga, capital da antiga Tchecoslováquia, durante o período de transição da Primavera de Praga para a invasão soviética em 1968.

O livro aborda questões existenciais, amorosas e políticas através dos personagens Tomas, Sabina, Tereza e Franz. A trama gira em torno das escolhas que eles fazem em suas vidas e como essas escolhas afetam não apenas suas próprias vidas, mas também a vida das pessoas ao seu redor.

O título do livro faz referência à ideia de que a vida é “leve” porque é fugaz e transitória, mas também “insustentável” porque é precária e vulnerável. A história explora temas como a liberdade individual, a responsabilidade moral, a infidelidade, a sexualidade, a opressão política e a busca por um sentido na vida.

10 – O Alquimista, de Paulo Coelho

“O Alquimista” de Paulo Coelho – um livro que conta a história de um jovem pastor andaluz que segue a sua jornada em busca de um tesouro e acaba descobrindo o verdadeiro sentido da vida.

É um livro inspirador que tem conquistado muitos leitores ao redor do mundo. Ele transmite uma mensagem positiva de esperança, perseverança e confiança em si mesmo e na vida.

Leia também:

Veja Também