Os 12 melhores filmes com plot twist; veja onde assistir

Lista com 12 filmes com reviravoltas impressionantes e inesperadas

Postado em: 14-04-2023 às 18h09
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Os 12 melhores filmes com plot twist; veja onde assistir
Plot twist é um dos elementos da narrativa mais apreciados pelos cinéfilos | Foto: iStock

Plot twist é um dos elementos da narrativa mais apreciados pelos cinéfilos. Significa que em um momento da trama, geralmente no final, o espectador é surpreendido com uma reviravolta inesperada!

Agora que você sabe o que é um plot twist e que todo mundo ama, veja essa lista com os melhores filmes com plot twist que vão te impressionar.

1 – O Sexto Sentido (1999)

Dirigido por M. Night Shyamalan, este filme de suspense psicológico apresenta um grande plot twist que se tornou um clássico do cinema.

Continua após a publicidade

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

Onde assistir: Star+

2 – A Origem (2010)


Dirigido por Christopher Nolan, este filme de ficção científica envolve uma equipe de especialistas em roubar segredos empresariais entrando nos sonhos de outras pessoas.

Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito, ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

Onde assistir: Prime Video (R$ 4,90)

3 – Clube da Luta (1999)

Dirigido por David Fincher, este filme apresenta um enredo surpreendente que mantém o espectador adivinhando até o fim.

Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

Onde assistir: HBO Max, Prime Video

4 – Os Outros (2001)

Dirigido por Alejandro Amenábar, este filme de suspense psicológico apresenta um plot twist surpreendente que redefine tudo o que o espectador pensou saber sobre a trama.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.

Onde assistir: Indisponível nos streamings

5 – Corpo Fechado (2000)

Dirigido por M. Night Shyamalan, este filme de super-heróis tem um final inesperado que mudará a maneira como você vê a história.

Um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos. Todos os passageiros morrem, com exceção de David Dunne (Bruce Willis), que sai completamente ileso do acidente, para espanto dos médicos e de si mesmo. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra Elijah Price (Samuel L. Jackson), um estranho que apresenta uma explicação bizarra para o fato.

Onde assistir: Star+

6 – Ilha do Medo (2010)

Dirigido por Martin Scorsese, este filme de suspense psicológico apresenta uma trama misteriosa e surpreendente.

Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.

Onde assistir: Netflix

7 – A Garota no Trem (2016)

Dirigido por Tate Taylor, este thriller psicológico conta a história de uma mulher que se envolve em um mistério após testemunhar algo perturbador durante uma viagem de trem.

Rachel (Emily Blunt), uma alcoólatra desempregada e deprimida, sofre pelo seu divórcio recente. Todas as manhãs ela viaja de trem de Ashbury a Londres, fantasiando sobre a vida de um jovem casal que vigia pela janela. Certo dia ela testemunha uma cena chocante e mais tarde descobre que a mulher está desaparecida. Inquieta, Rachel recorre a polícia e se vê completamente envolvida no mistério.

Onde assistir: Prime Video, Lionsgate+

8 – A Outra Face (1997)

Dirigido por John Woo, este filme de ação estrelado por Nicolas Cage e John Travolta apresenta uma trama de dupla identidade que surpreende o espectador.

Sean Archer (John Travolta), um agente especial do FBI, vê seu filho ser morto por balas destinadas a ele, disparadas por Castor Troy (Nicolas Cage), um terrorista psicopata. Por seis anos o agente tentou capturá-lo e, quando consegue, descobre que uma grande explosão está para acontecer em Los Angeles por obra do criminoso, que, logo depois, devido a um acidente, entra em coma profundo. Assim, Sean Archer, utilizando uma técnica revolucionária, troca de rosto com Castor Troy, para conseguir com o irmão (Alessandro Nivola) deste a localização da bomba. Mas o criminoso sai do coma, e agora ele tem o rosto do agente do FBI Sean Archer.

Onde assistir: Star+

9 – Oldboy (2003)

Dirigido por Park Chan-wook, este drama sul-coreano apresenta uma história de vingança com um final chocante.

Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair, ele liga para casa de uma cabine telefônica, para logo em seguida desaparecer, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, onde há apenas uma TV ligada, no qual ele recebe pouca comida e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa e sem ter outra opção, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

Onde assistir: Indisponível nos streamings

10 – O Grande Truque (2006)

Dirigido por Christopher Nolan, este filme de drama e suspense mostra a rivalidade entre dois mágicos em Londres durante o final do século XIX.

Século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

Onde assistir: HBO Max

11 – Garota Exemplar (2014)

Dirigido por David Fincher, este thriller psicológico conta a história de um homem que se torna o principal suspeito do desaparecimento de sua esposa.

Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

Onde assistir: HBO Max

12 – Identidade (2003)

Dirigido por James Mangold, este filme de suspense conta a história de dez estranhos que se hospedam em um motel deserto e descobrem que suas vidas estão misteriosamente interligadas.

Uma violenta tempestade faz com que um grupo de pessoas busque abrigo em um motel desolado, gerenciado por um jovem bastante nervoso (John Hawkes). Entre eles estão um motorista de limusine (John Cusack), uma estrela da TV da década de 80 (Rebecca De Mornay), um policial (Ray Liotta) encarregado de escoltar um assassino (Jake Busey), um casal de recém-casados (Clea DuVall e William Lee Scott) e uma família em crise. De início todos se sentem aliviados por encontrarem um lugar para ficar em meio à tempestade, mas logo entram em pânico ao perceber que, um a um, todos estão sendo assassinados em nome de um misterioso segredo que une a presença de todos naquele lugar.

Onde assistir: Netflix

Leia também:

Veja Também