10 filmes dirigidos por mulheres que todo mundo deveria conhecer

Em celebração ao Dia da Mulher, permita-se explorar o universo de filmes dirigidos por mulheres

Postado em: 07-03-2023 às 18h14
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: 10 filmes dirigidos por mulheres que todo mundo deveria conhecer
Os filmes "Matrix" são dirigidos por duas mulheres | Foto: Reprodução

As mulheres seguem na luta por espaço em diversos meios, inclusive no ramo cinematográfico. O relatório anual “The Celluloid Ceiling“, divulgado no dia 2 de janeiro deste ano, demonstrou que a presença feminina em cargos de destaque na indústria do cinema, como direção, caiu ou estagnou. O resultado da análise revelou que, dos 100 filmes com as melhores bilheterias de 2022, apenas 11% foram dirigidos por mulheres.

Isso não significa que filmes dirigidos por mulheres não existam, eles apenas não são divulgados e não ganham visibilidade para que o público conheça. Por isso, em celebração ao Dia da Mulher, permita-se explorar este lado que Hollywood tenta reprimir.

Diversas plataformas divulgam listas dos melhores filmes já dirigidos por mulheres, buscando incentivar o consumo destas obras, como a BBC, por exemplo. Além disso, a cada dez anos, a prestigiada revista britânica Sight and Sound elege uma lista atualizada dos melhores filmes de todos os tempos. Na última atualização da lista, feita desde 1952, um filme dirigido por uma mulher ficou em primeiro lugar pela primeira vez na história. Trata-se de Jeanne Dielman (1975), produção franco-belga, dirigido por Chantal Akerman.

Continua após a publicidade

1 – Encontros e Desencontros (2003)

filmes dirigidos por mulheres

Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos.

Direção: Sofia Coppola

Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi

Gênero: Comédia dramática, romance

Onde assistir: Netflix

2 – Psicopata Americano (2000)

filmes dirigidos por mulheres

Patrick Bateman (Christian Bale) jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

Direção: Mary Harron

Elenco: Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto

Gênero: Suspense, drama, terror

Onde assistir: Star+, Lionsgate+

3 – Precisamos Falar sobre o Kevin (2011)

Em Precisamos Falar Sobre o Kevin, Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Lucy (Ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.

Direção: Lynne Ramsay

Elenco: Tilda Swinton, John C. Reilly, Ezra Miller

Gênero: Drama, suspense

Onde assistir: Prime Video

4 – Matrix (1999)

O jovem programador Thomas Anderson é atormentado por estranhos pesadelos em que está sempre conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a desconfiar da realidade. Thomas conhece os misteriosos Morpheus e Trinity e descobre que é vítima de um sistema inteligente e artificial chamado Matrix, que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

Direção: Lana Wachowski, Lilly Wachowski

Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss

Gênero: Ação, ficção científica

Onde assistir: HBO Max, Prime Video

5 – Bicho de Sete Cabeças (2000)

Em Bicho de Sete Cabeças, Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

Direção: Laís Bodanzky

Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Caco Ciocler

Gênero: Drama

Onde assistir: Netflix

6 – O Piano (1993)

Na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava há pouco tempo sendo colonizada, para lá se muda Ada McGrath (Holly Hunter), um mulher que quando tinha seis anos de idade resolveu parar de falar. Ela vai na companhia de sua filha, Flora (Anna Paquin). O motivo de ter ido para lá é que Ada se casou com Stewart (Sam Neill) em um casamento arranjado, já que ela nem conhecia seu noivo. Ada imediatamente antipatiza com Stewart quando ele se recusa a transportar seu amado piano. Stewart negocia o instrumento e o passa para George Baines (Harvey Keitel), um administrador da região. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento, que Ada daria para ele. Mas estas “aulas” se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos, onde Baines pagava Ada com uma ou mais teclas do piano, sendo que o pagamento estava relacionado à intensidade de intimidade proporcionada. Porém, logo esta situação sai do controle, gerando trágicas conseqüências.

Direção: Jane Campion

Elenco: Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill

Gênero: Drama, romance

Onde assistir: Indisponível nos streamings

7 – Guerra ao Terror (2008)

JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.

Direção: Kathryn Bigelow

Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty

Gênero: Guerra, ação, drama

Onde assistir: Netflix, Prime Video

8 – Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014)

Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

Direção: Ava DuVernay

Elenco: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Carmen Ejogo

Gênero: Drama, histórico, biografia

Onde assistir: Prime Video

9 – Lady Bird: A Hora de Voar (2017)

Em Lady Bird – A Hora de Voar, Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.

Direção: Greta Gerwig

Elenco: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts

Gênero: Drama, comédia

Onde assistir: YouTube (R$ 6,90)

10 – Mulher-Maravilha (2017)

Em Mulher-Maravilha, treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince (Gal Gadot) nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.

Direção: Patty Jenkins

Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Connie Nielsen

Gênero: Ação, aventura, fantasia

Onde assistir: HBO Max, Prime Video

Leia também:

Veja Também