Quinta-feira, 28 de março de 2024

Veja quais são os 10 filmes mais passados na Sessão da Tarde

Confira essa viagem maravilhosa pelos anos 80 e 90, comprovando que nenhum filme atual supera esses clássicos que assistimos repetida e incansavelmente.

Postado em: 27-02-2023 às 17h44
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja quais são os 10 filmes mais passados na Sessão da Tarde
A "Sessão da Tarde", transmitida pela TV Globo desde 1975, faz parte da memória afetiva de muitos brasileiros. | Foto: Reprodução

A “Sessão da Tarde”, transmitida pela TV Globo desde 1975, faz parte da memória afetiva de muitos brasileiros. Foi através dela que muitas famílias tiveram a oportunidade de assistir a filmes clássicos, o que antigamente não era algo tão acessível como é hoje, devido aos streamings e à internet.

Além dos filmes em si, uma geração inteira também se lembra das chamadas da Sessão da Tarde que passavam durante as propagandas da programação da TV Globo. As frases eram ditas pelos locutores Carlos Duarte e David Roque e, em algumas ocasiões, por Dirceu Rabello.

10 – A Lagoa Azul (1980)

A Lagoa Azul, Sessão da Tarde

No Brasil, o filme possui muita fama por ser exibido inúmeras vezes pela Rede Globo na Sessão da Tarde (assim como a sequênciaremake De Volta à Lagoa Azul). Duas crianças crescem juntas em uma ilha junto de um velho marinheiro, após um naufrágio. Quando o velho morre, as duas crianças têm de se virar sozinhas, e acabam por descobrir o amor. Indicado ao Oscar de Melhor Fotografia, é uma refilmagem de um filme homônimo de 1949.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Netflix e Star +

9 – Esqueceram de Mim (1990)

Esqueceram de Mim, Sessão da tarde

“Esqueceram de Mim” é título obrigatório na programação de Natal da Globo. Em Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.

As sequências “Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York” (1992), “Esqueceram de Mim 3” (1997) e “Esqueceram de Mim 4” (2002) também foram transmitidos na Sessão da Tarde.

Onde assistir: Disney +

8 – Quero ser Grande (1988)

Quero ser Grande, Sessão da Tarde

Josh é um garoto que vai à um parque de diversões e faz um pedido a uma das máquinas do local: ele quer ser grande! Na manhã seguinte, ao acordar, Josh vê que seu pedido foi realizado e ele agora tem a aparência de um adulto (Hanks). Com a ajuda de seu melhor amigo, Josh tentará se adaptar ao mundo dos adultos: arrumará um emprego e terá seu primeiro encontro com uma mulher (Perkins). Como ele irá encarar este mundo que lhe é tão estranho? E, será que um dia ele voltará a ser criança?

Onde assistir: Indisponível nos streamings

7 – Gremlins (1984)

Rand Peltzer (Hoyt Axton) é um “inventor” que, ao tentar dar um presente natalino único para seu filho, Billy Peltzer (Zach Galligan), compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por duzentos dólares e diz as regras essências para ter um Mogwai: nunca colocá-lo diante de uma luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo; nunca molhá-lo e, a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore. Rand ouve o aviso sem dar a devida importância e leva o Mogwai para sua casa em Kingston Falls, uma pequena cidade. Paralelamente, Billy trabalha como caixa de banco e sofre com as exigências de Ruby Deagle (Polly Holiday), uma cliente rica e antipática. Além disto tem de aturar o pedante Gerald (Judge Reinhold), que quer usar sua posição para conquistar Kate Beringer (Phoebe Cates), a namorada de Billy.

Quando Billy recebe o presente fica maravilhado, mas as regras não são respeitadas. Assim, quando é molhado o Mogwai se multiplica assustadoramente e, alimentados após a meia-noite, se tornam criaturas más, que aterrorizam a cidade.

Onde assistir: HBO Max

6 – Um Tira da Pesada (1984)

A ação está a toda nesta agitada comédia estrelada por Eddie Murphy, como Axel Foley, um esperto tira de Detroit que está em Beverly Hills à caça do assassino de seu melhor amigo. Ele logo percebe que seu estilo selvagem não combina com a polícia de lá, que destaca dois policiais (Judge Reinhold e John Ashton) para assegurar que as coisas não fujam do controle. Obrigado a levar os dois caretas junto com ele, Axel detona um tremendo choque cultural em sua rápida e hilariante busca por justiça. Com breves participações de Paul Reiser, Bronson Pinchot e Damon Wayans, Um Tira da Pesada é uma aventura desvairada!

Onde assistir: Netflix

5 – Conta Comigo (1986)

Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos – o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry OConnell) – estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisséia de autodescoberta. Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento.

Cheio de humor e suspense, o filme é baseado no romance “O Corpo”, de Stephen King.

Onde assistir: Paramount +

4 – Sem Licença para Dirigir (1988)

Sem Licença para Dirigir

Les e Dean são típicos adolescentes americanos que não imaginam a vida à pé. Tudo que eles querem é tirar logo a carteira de motorista e sair com as garotas. Les é reprovado no exame, mas mesmo assim sai com o carro do avô, numa noite inesquecível.

Onde assistir: Indisponível nos streamings

3 – Os Goonies (1985)

Os goonies, clássico sessão da tarde

Um grupo de garotos auto-denominados “Os Goonies” estão prestes a serem despejados de suas casas, caso seus pais não consigam pagar uma elevada hipoteca. Dias antes da execução da hipoteca, os goonies encontram um legítimo mapa de um tesouro que pertenceu ao famoso pirata Willy Caolho. Agora, o grupo partirá em busca do tal tesouro para conseguir pagar as dívidas de suas famílias. Mas no caminho, eles terão que passar pela quadrilha dos Fratelli e pelas engenhosas armadilhas que protegem o cobiçado tesouro.

Onde assistir: HBO Max

2 – Os Garotos Perdidos (1987)

garotos perdidos

O Jovem Sam (Corey Haim) e seu irmão mais velho adolescente (Jason Patric), eram adolescentes comuns até se mudarem para a pacata Santa Carla, Califórnia. Coisas estranhas começam a acontecer misteriosamente. Michael está agindo de forma estranha, talvez porque seus novos amigos liderados pelo enigmático David (Kiefer Suterland) não sejam nada comuns. Eles são vampiros dispostos a aproveitar a vida, curtir a noite e transformar Michael no mais novo membro de seu grupo.

Onde assistir: YouTube (R$ 7,90)

1 – Curtindo a Vida Adoidado (1986)

No último semestre do curso do colégio, um estudante (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar aula e planeja um grande programa na cidade com a namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor (Jeffrey Jones) do colégio e de sua própria irmã (Jennifer Grey).

Onde assistir: Paramount + e TeleCine

Leia também:

Veja Também