As novelas que mais fizeram sucesso na TV Globo para você assistir no Globoplay

As melhores novelas da Globo estão disponíveis para você assistir no Globoplay

Postado em: 12-11-2022 às 11h00
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: As novelas que mais fizeram sucesso na TV Globo para você assistir no Globoplay
Roque Santeiro é a novela com maior audiência da história da TV Globo | Foto: reprodução

Quando se trata de novelas de sucesso, a TV Globo é referência. Desde 1970, a emissora é conhecida pela qualidade e popularidade das telenovelas, responsáveis por alavancar a audiência no horário nobre da televisão brasileira.

Atualmente, a novela das 21h, Travessia, está passando por dificuldades para manter o público interessado e vem sofrendo duras críticas a respeito das atuações e do roteiro. Na última sexta-feira, a história de Glória Perez registrou 23.6 pontos de audiência, deixando a emissora insatisfeita com o baixo desempenho.

Para você assistir as melhores novelas já produzidas pela Globo, sem medo de se decepcionar, o Globoplay está aí, disponível, para você dar play nas melhores tramas, quando e onde você quiser. Nesta lista, vamos indicar quais foram as novelas de mais sucesso do canal para você assistir no Globoplay.

Continua após a publicidade

A Gata Comeu

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 160 capítulos

Com índices médios de 64% de cariocas e 56% de paulistas, a novela de Ivani Ribeiro dirigida por Herval Rossano, consagrou-se como a novela das 18h mais vista dos anos 1980 e uma das maiores audiências do horário em todos os tempos.

Leve e divertida, a história do tumultuado romance da mimada Jô Penteado (Christiane Torloni) com o viúvo professor Fábio (Nuno Leal Maia), que tem início quando eles passam semanas perdidos numa ilha junto dos companheiros da excursão que fariam a Angra dos Reis, conquistou crianças e adultos e sempre faz sucesso quando retorna ao vídeo. A novela já teve três reprises, duas na Globo e uma no Viva.

Roque Santeiro

Atores Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker na novela Roque Santeiro. | Foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 209 capítulos

Ambientada na cidade de Asa Branca, a novela “Roque Santeiro” acompanha os moradores da cidade, que vivem em função do suposto santo milagroso, também chamado Roque Santeiro. No entanto, Roque era um falso santo e, 17 anos após ter supostamente morrido como mártir, reaparece na região, causando ameaça às riquezas e poder das autoridades.

A obra foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, transmitida originalmente de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, no horário “das oito” na Rede Globo. Foi a novela com maior audiência da história da televisão brasileira, atingindo 74 pontos no Ibope.

Tieta

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 197 capítulos

A novela Tieta atingiu a segunda maior audiência da história, com 65 pontos no IBOPE, em sua transmissão original (1989 a 1990).

A história se passa na cidade fictícia de Santana do Agreste e a narrativa principal se pauta na jovem Tieta, que parte para São Paulo após ser expulsa de casa pelo pai, por conta de seu comportamento. Então, passados 25 anos, ela está rica e decide voltar para sua cidade natal em busca de vingança.

O elenco contou com nomes como Betty Faria, Lilia Cabral, José Mayer e Ary Fontoura.

Top Model

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 197 capítulos

A novela Top Model foi escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon, junto com Vinícius Vianna e Rose Calza. Ela traz uma história que se passa no Rio de Janeiro, acompanhando Duda, uma top model de sucesso, e abrindo espaço para outros enredos, quando a modelo entra em contato com os irmãos Kundera (Alex e Gaspar).

Foi a novela com a terceira maior audiência da história da televisão brasileira, atingindo a marca de 64 pontos no IBOPE. Não era de se esperar menos, considerando o elenco composto por Malu Mader, Evandro Mesquita, Marília Pêra, Regina Duarte, Susana Vieira, Rita Lee e vários outros grandes nomes do mundo artístico.

Mulheres de Areia

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 203 capítulos

Escrita originalmente em 1973 para a Rede Tupi por Ivani Ribeiro, “Mulheres de Areia” alcançou uma marca histórica para o horário das 18h da Globo em sua segunda versão, à qual Ivani acrescentou elementos de outra novela sua, “O Espantalho” (1977). A história das irmãs gêmeas Ruth e Raquel (Glória Pires) fechou com a média geral de 50 pontos de audiência, tendo passado diversas vezes disso, nos capítulos-chave da novela.

O sucesso na época foi tanto que, para melhorar a audiência que o Jornal Nacional recebia da atração das 19h, O Mapa da Mina, de Cassiano Gabus Mendes, a Globo cogitou algo totalmente incomum: trocar uma novela de horário, invertendo as duas e favorecendo a grade noturna com Mulheres de Areia às 19h.

A Viagem

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 167 capítulos

Também é de Ivani Ribeiro o recorde de audiência na faixa das 19h da emissora na década: a trama romântica e espiritualista de “A Viagem”. Liderada por Christiane Torloni (Dinah), Antonio Fagundes (Otávio), Cláudio Cavalcanti (Alberto), Lucinha Lins (Estela), Maurício Mattar (Téo), Andréa Beltrão (Lisa) e Guilherme Fontes (Alexandre), a novela teve média geral de 52 pontos de audiência de abril a outubro de 1994, e não deixou a peteca cair nem quando enfrentou as oscilações da grade motivadas pela Copa do Mundo de Futebol sediada nos Estados Unidos, que a fez ir ao ar tanto antes das 19h quanto quase às 21h.

Alma Gêmea

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 227 capítulos

Depois dos sucessos de “O Cravo e a Rosa” (2000/01) e “Chocolate Com Pimenta” (2003/04), Walcyr Carrasco conquistou grande audiência com a história protagonizada pela índia Serena (Priscila Fantin) o maior sucesso do horário das 18h na década, com direção de Jorge Fernando – média geral de 39 pontos, chegando à casa dos 50 em determinados capítulos. Serena era a reencarnação de Luna (Liliana Castro), a bela esposa de Rafael (Eduardo Moscovis) que morre tragicamente num assalto orquestrado por sua prima invejosa, a não menos bela Cristina (Flávia Alessandra).

Da Cor do Pecado

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 185 capítulos

A estreia de João Emanuel Carneiro como autor titular de novelas, em 2004, alcançou média geral de 45 pontos de audiência. Dirigida por Denise Saraceni, “Da Cor do Pecado” tratava de racismo, amor e ambição. O romance entre Paco (Reynaldo Gianecchini) e Preta (Taís Araújo) gera um filho, Raí (Sérgio Malheiros), que acaba estabelecendo uma bonita relação de amor e amizade com o avô paterno racista e mesquinho, Afonso (Lima Duarte).

A fortuna de Afonso, à qual Raí terá direito um dia, é alvo da cobiça de Bárbara (Giovanna Antonelli), a noiva dissimulada de Paco que mente dizendo que ele é pai de seu filho Otávio (Felipe Latgé) – na verdade filho de seu amante, Caíque (Tuca Andrada) –, e de Tony (Guilherme Weber), obcecado por Bárbara e por seu desejo de destruir Afonso. A Globo a reprisou em 2007 e, numa nova oportunidade, em 2012, no Vale a Pena Ver de Novo.

Senhora do Destino

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 221 capítulos

Escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Wolf Maya, e recentemente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo pela segunda vez com índices em torno dos 17 pontos de média geral, a saga da nordestina Maria do Carmo (Susana Vieira) em sua busca para manter a família unida e reencontrar a filha caçula, Lindalva, que fora sequestrada em 1968 por Nazaré (Adriana Esteves) e criada com o nome de Isabel (Carolina Dieckmann), teve média geral de 50,4 pontos de audiência.

Como de lá pra cá houve mudanças nos referenciais de cálculo do Ibope, e cada ponto represente 65 mil telespectadores – contra os 49,5 mil da época –, hoje Senhora do Destino teria cerca de 38 pontos de média geral.

Fina Estampa

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 184 capítulos

De Aguinaldo Silva, Fina Estampa estreou em 2011 e foi reexibida em 2020 para ocupar a ausência de “Amor de Mãe”, que precisou ser pausada na metade devido à pandemia da Covid-19. Em sua primeira vez na televisão, a novela conseguiu 39.04 pontos de média na audiência.

A Dona do Pedaço

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 161 capítulos

Após se apaixonar por Amadeu (Marcos Palmeira), herdeiro dos Matheus, clã rival nos negócios familiares, a moça percebe que está vivendo um amor proibido. No dia dos casamento dos dois, Amadeu leva um tiro e Maria é obrigada a fugir para São Paulo, com medo de ser morta pela família do noivo como forma de vingança. Os pontos de média alcançados pela novela foram de 35.78.

Insensato Coração

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 185 capítulos

Escrita por Gilberto Braga, a novela seguia a história de Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira), que se conheceram durante o sequestro de um avião e acabaram se apaixonando.

“Insensato Coração” foi uma das novelas de maior audiência das 9 na Globo e somou 35.78 pontos de média.

Avenida Brasil

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 179 capítulos

Um dos maiores sucessos do canal, a novela sobre Rita e sua madrasta Carminha marcou a TV e muitos memes por aí. A trama de João Emanuel Carneiro foi ao ar em 2012 e fez 38.71 pontos de média, ocupando a segunda posição da lista de novelas da Globo com a maior audiência na faixa das 21h.

Caminho das Índias

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 203 capítulos

Estrelada por Márcio Garcia, Juliana Paes e Rodrigo Lombardi, a obra de Gloria Perez se dividia em duas tramas centrais, uma se passando na Índia e outra no Brasil. Caminho das Índias marcou 38.59 pontos de média e foi a primeira novela brasileira a vencer o Emmy Internacional.

O Outro Lado do Paraíso

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 173 capítulos

A história de Clara (Bianca Bin) buscando sua vingança contra a terrível Sophia (Marieta Severo) fez sucesso na TV, conquistando o quarto lugar de novelas com maior audiência no horário nobre da TV Globo, quando obteve 38.23 pontos de média em sua exibição de 2017 a 2018.

A cena de Clara descendo as escadas durante um evento e dizendo “Você não sabe o prazer que é estar de volta” entrou para as clássicas da TV.

A Força do Querer

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 172 capítulos

Exibida pela primeira vez em 2017 e reexibida depois de Fina Estampa, em 2020, a novela se dividia em duas fases: a primeira mostra Caio (Rodrigo Lombardi) e Bibi (Juliana Paes) se conhecendo na faculdade de Direito. Eles ficam noivos, mas têm visões diferentes sobre o amor e acabam terminando o relacionamento.

A segunda parte da trama mostra a vida dos personagens 15 anos depois da separação de Caio e Bibi, que agora está envolvida com o bandido Rubinho (Emílio Dantas). A novela fez 35.66 na média de audiência. Um dos maiores sucessos de Gloria Perez.

O Clone

foto: reprodução

Disponível no Globoplay; 221 capítulos

Há dezoito anos, Jade ficou órfã e deixou o Brasil com destino ao Marrocos, onde passou a viver com sua família muçulmana, comandada com mãos de ferro pelo tio Ali. Ele está empenhando em fazer a sobrinha reconciliar-se com a religião islâmica. A novela foi transmitida de 2001 a 2002 e bateu 46.78 em média geral de audiência.

Leia também:

Veja Também