Livros indicados para bebês por idade

Livros infantis para crianças de 0 a 1 ano e 6 meses de idade

Postado em: 16-04-2024 às 23h22
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Livros indicados para bebês por idade
Sabemos que os primeiros anos de vida de um bebê são fundamentais para o seu desenvolvimento. | Foto: iStock

Sabemos que os primeiros anos de vida de um bebê são fundamentais para o seu desenvolvimento. É por isso que estamos aqui para apresentar uma lista de livros para bebês projetados especificamente para crianças até 1 ano e 6 meses de idade.

Nesta fase inicial, os bebês estão absorvendo o mundo ao seu redor e cada experiência de leitura é uma oportunidade de estimular sua curiosidade, linguagem e habilidades cognitivas. Os livros que recomendamos foram escolhidos com base em sua capacidade de envolver os bebês com imagens vibrantes, texturas táteis e histórias simples e cativantes.

Mães, pais, responsáveis e pedagogas, vocês desempenham um papel crucial no desenvolvimento infantil, e a leitura é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a nutrir o amor pela aprendizagem desde cedo. Ao compartilhar esses livros com seus bebês, vocês estarão criando momentos preciosos de conexão e aprendizado que irão moldar o seu futuro.

Continua após a publicidade

1 – Recém-nascido

BEBÊ FELIZ – PASSEIO NA FAZENDA: LIVRO DE PANO INFANTIL, VIVIANE MACHADO

A coleção Bebê Feliz é a mais nova coleção de livros de pano da Editora Vale das Letras. Ela traz livro menores, que facilitam o manuseio pelo bebê, feitos em cetim e com cores vivas, para atrair e encantar as crianças.

Os livros trazem o tema mais popular entre as crianças pequenas, os animais e seus sons!

Neste livro fofinho e com belas ilustrações, o bebê irá conhecer o som dos animais domésticos e como eles se divertem.

Desenvolvimento de Habilidades: 

Aprendizado inicial – Estímulo tátil – Estímulo visual – Estímulo Auditivo

Classificação (idade)

0 a 2 anos

2 – 6 meses

Meu livro dos opostos, Nathalie Choux

Onde está a criança: acima ou abaixo? O frasco está cheio ou vazio? Em cada página você encontrará rodas giratórias e fundos ocultos com as respostas! Uma coleção de livros para pequenos exploradores e descobridores.

Clássicos Animados: Pinóquio

Era uma vez um carpinteiro chamado Gepeto. Um belo dia, ele decidiu fabricar um boneco de madeira. Terminada a obra, Gepeto percebeu que o brinquedo começou a se mexer… E agora, o que vai acontecer? Este lindo livro apresenta uma nova forma de contar. Com ilustrações animadas – janelinhas interativas –, as crianças vão interagir com as personagens e com os elementos gráficos que compõem a narrativa. Clássicos animados: uma coleção para ler e se encantar!

3 – 9 meses

A natureza, Catapulta Editores

Um livro encantador pensado para que seu bebê aprenda a reconhecer os sons da natureza e curta acariciar suas texturas.

TA-DÁ!, Harold Canizales

Neste divertido jogo de esconde-esconde, a cada página virada, bebês e crianças pequenas são convidadas a descobrirem como as imagens e padrões coloridos tornam-se objetos e animais familiares. O padrão listrado da chuva caindo vira uma zebra. As linhas em um pedaço de papel ao virar uma página se transformam em um pijama de uma criança. Neste livro encantador, o texto de Canizales e as ilustrações diferenciadas despertam a imaginação e convidam as crianças a aprimorarem suas habilidades de observação.

4 – 1 ano

Tem alguém em casa?, Aline Abreu

O Livro Tem alguém em casa?, de Aline Abreu, é um livro de brincar, de olhar junto, observando os detalhes, batendo na porta junto com os animais para ver quem mora dentro de cada casa. Construído com rimas, texto curto e repetição, o bebê ou a criança pequena, logo no início do livro, já percebe o mote da obra e segue com a ação.
Um livro para visitar e revistar as casas, com uma surpresa no final.

Hey Duggee: Bedtime Little Library, Hey Duggee

Coleção perfeita para fazer parte da rotina de sono do bebê.

Para quem quer acostumar o bebê com o inglês.

5 – 1 ano e 3 meses

Uma Lagarta Muito Comilona, Eric Carle

Uma lagarta muito comilona conta a divertida história de um lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro! Em uma história cheia de cores e muito divertida, Eric Carle nos mostra a semana da lagarta. Por meio de repetições, este livro ajuda a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 10. 🐛

Livro característico do autor e ilustrador Eric Carle, com muitas cores e um mundo animal em ação, Uma Lagarta Muito Comilona é o best-seller desse autor que se consagrou no universo das cores e da literatura infantil. Neste livro de páginas bem resistentes, as crianças vão acompanhar com os dedinhos as aventuras da lagartinha por meio de páginas com recortes especiais.

O texto com repetição e cadência também é um fator de sucesso entre os pequenos. Um clássico, é um dos livros mais queridos e amados de gerações e gerações dos últimos 50 anos. Sucesso absoluto com as crianças, é uma ótima opção para pais e educadores preocupados em estimular a criança no universo dos livros desde cedo. Imperdível!

Quem abre o bocão?, Lulu Lima

Oba! Agora chegou a vez dos Grãos! Como introduzir os grãos na alimentação das crianças, sem perder a ludicidade? O livro Quem Abre o Bocão? Grãos chega completando a coleção, que já é um sucesso. Com muita interatividade, apresenta cada grão com sua potencialidade e convida os pequenos a adivinharem quais personagens abrem o maior bocão para eles. O resultado é de abrir o apetite, tanto na mesa quanto para a leitura!

6 – 1 ano e 6 meses

Tem um fantasma nesta casa, Oliver Jeffers

Ouvi dizer… que tem um fantasma nesta casa!Uma menina mora sozinha numa casa que ela desconfia ser mal-assombrada, mas na verdade ela nunca viu um fantasma. Como eles são? Será que são brancos com dois buracos no lugar dos olhos? Será que só aparecem à noite? Ela quer muito saber! Entre e acompanhe a menina num tour pela casa. Quem sabe você a ajuda a encontrar um fantasma…Prepare-se para o inesperado nesse esconde-esconde de arrepiar do criador de livros ilustrados e artista visual Oliver Jeffers, campeão de vendas e aclamado no mundo todo.

Peça a peça: Dinossauros, Rikky Schrever

No Vale dos Dinossauros, há um ovo gigante e solitário. Que tal colocar os dinos no lugar certo e descobrir quem está dentro do ovo?

Leia também:

Veja Também