8 lições de vida em formato de livros infantis

Cada título oferece ensinamentos que ajudam os pequenos leitores a apreciar as diferenças, lidar com suas emoções, praticar a gentileza, explorar novas culturas e compreender o mundo ao seu redor

Postado em: 02-04-2024 às 14h08
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 8 lições de vida em formato de livros infantis
8 lições de vida em formato de livros infantis | Foto: iStock

Os livros infantis vão além de apenas proporcionar momentos divertidos e expandir o vocabulário das crianças. Eles também funcionam como uma porta de entrada para entender os sentimentos, desenvolver empatia e até mesmo explorar a própria identidade cultural.

E para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado em 2 de abril, selecionamos oito histórias repletas de lições valiosas sobre a vida. Cada título oferece ensinamentos que ajudam os pequenos leitores a apreciar as diferenças, lidar com suas emoções, praticar a gentileza, explorar novas culturas e compreender o mundo ao seu redor. Aproveite para conferir essas sugestões e mergulhar em aventuras enriquecedoras com as crianças!

Eu queria poder te dizer 

Foto: Divulgação | VR Editora

Neste livro escrito por Jean-François Sénéchal e ilustrado por Chiaki Okada, o pequeno leitor aprenderá como lidar com o luto na infância. A história acompanha a jornada emocional de uma raposinha que enfrenta a perda de sua avó. Através das experiências da personagem, o livro mostra que expressar sentimentos, escrever cartas de despedida, visitar lugares especiais e relembrar momentos felizes são maneiras importantes de compreender e lidar com o luto e a tristeza.

Continua após a publicidade

Fora do Pote

Foto: Divulgação | VR Editora

Assim como o coelho Leocádio, protagonista desta obra escrita e ilustrada pela educadora Deborah Marcero, muitas crianças não gostam de sentir medo, tristeza ou solidão. Então, o personagem tem uma brilhante ideia: guardar cada um de seus sentimentos em potes e os esconder onde não o incomodarão mais. Porém, quanto mais reconhece as próprias emoções, o coelhinho percebe a importância de externalizá-las. A lição que fica é que a vida é mais colorida e leve quando se libertam os sentimentos.  

Dona Antônia e gata Chica em Cadê o toucinho que estava aqui?

Foto: Divulgação | Cléo Busatto

Nesta adaptação da parlenda “Cadê o toucinho que estava aqui?”, escrita por Cléo Busatto, as crianças têm a oportunidade de expandir seu vocabulário emocional, entender mais sobre o mundo ao seu redor e se reconectar com brincadeiras tradicionais que estimulam a criatividade. A história gira em torno de uma divertida perseguição entre Dona Antônia, uma idosa adorável e apaixonada por animais, e Chica, uma gata gulosa que rouba o toucinho da sua dona. Ao longo da aventura, elas também demonstram a importância da companhia dos animais e compartilham conhecimentos populares com os pequenos leitores.

Maion – ancestralidade e história 

Foto: Divulgação

Vamos descobrir juntos a importância da ancestralidade? Nesta história, Uiara, conhecida como a mãe das águas, protege e orienta as mulheres de três gerações diferentes de uma mesma família. Quando a sereia conversa com Zabelê, uma menina indígena, ela incentiva a garota a conhecer suas raízes ancestrais, usando cocar e pinturas corporais tradicionais. Intrigada pela imagem dessa figura mística, Zabelê conversa com sua mãe sobre as memórias familiares, que se entrelaçam com a história dos povos nativos no Brasil. Escrito pela historiadora Patrícia Rodrigues Augusto Carra, este livro infantil é recomendado para que as crianças possam aprender sobre o passado e o presente do nosso país.

Abayomi, a menina de trança 

Foto: Divulgação | Hanoi Editora

Nesta emocionante jornada de autoconhecimento, o leitor é convidado a acompanhar Abayomi, uma adolescente que embarca em uma viagem interior. A história gira em torno de uma jovem negra que recebe a importante missão de proteger a natureza, contando com a ajuda de seus amigos, como o beija-flor Benedito e a borboleta Zabelê. Escrito por Aniete Abreu, o livro oferece uma oportunidade para crianças, jovens e adultos conhecerem mais sobre a história e os costumes da cidade de Tietê (SP), além de destacar a relevância da ancestralidade negra.

O Conto da Baleia

Foto: Divulgação | Caminho Suave – Editora Edipro

Este livro ilustrado serve como um alerta sobre os perigos da poluição plástica nos oceanos, incentivando as crianças a aprenderem a importância da preservação da natureza. A autora Karen Swann apresenta a degradação dos mares por meio da inusitada amizade entre um menino e uma baleia. A obra não apenas oferece uma abordagem divertida e esclarecedora, mas também se torna uma ferramenta útil para famílias e educadores introduzirem discussões sobre educação ambiental para as crianças. Além disso, essa história contribui para o desenvolvimento de conceitos como responsabilidade e trabalho em equipe.

Larga esse celular  

Foto: Divulgação | Caminho Suave – Editora Edipro

Um conto envolvente que ensina as crianças a reduzirem o tempo no celular! Neste livro, a autora Phuong Tam apresenta Ana, uma protagonista inteligente e curiosa que ama brincar com seu smartphone. Enquanto sua família a pressiona para diminuir o tempo de tela, eles mesmos lutam para se desconectar do aparelho. Quando um problema de saúde relacionado ao uso excessivo do celular obriga todos a abandonarem as telas, Ana descobre que a vida offline pode ser tão colorida e divertida quanto a digital.

Florisbelo, o dragão  

Foto: Divulgação | Matrix Editora

A renomada criadora de desenhos animados para TV, como Zuzubalândia, Mariana Caltabiano, apresenta um livro delicado que destaca a singularidade de cada indivíduo. Nesta história encantadora, somos apresentados a Florisbelo, um dragão que não solta fogo, mas sim flores. Sentindo-se diferente dos demais, Florisbelo embarca em uma jornada de autodescoberta. Através de sua jornada, as crianças aprendem a valorizar as diferenças e a enxergar a beleza nas coisas mais singulares da vida.

Veja Também