Livros para crianças de 10 anos

Histórias fascinantes para pequenos leitores!

Postado em: 26-02-2024 às 18h22
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Livros para crianças de 10 anos
Livros para crianças | Foto: Freepik

Como é bom incentivar os pequenos a lerem desde cedo! Nesta lista, você encontra dicas de livros infantojuvenis para crianças de 10 anos.

1 – Coraline, Neil Gaiman

Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar.

Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente… em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava.

Continua após a publicidade

2 – Cinco semanas em um balão, Júlio Verne

Samuel Fergusson parte de Zanzibar com seu criado e um caçador escocês em uma ousada viagem de balão. No caminho, eles pretendem encontrar a nascente do rio Nilo. Essa aventura dá um vislumbre da exploração da África, território ainda não conhecido por completo pelos europeus da época. Uma visão que somente a prodigiosa mente de Júlio Verne é capaz de nos enredar.

3 – Malala: Minha história em defesa dos direitos das meninas, Malala Yousafzai

Antes de se tornar uma ativista conhecida no mundo inteiro, Malala era apenas uma garota que lutava por aquilo em que acreditava. Quando a região onde morava, no Paquistão, foi dominada pelo Talibã e as meninas foram proibidas de ir à escola, Malala arriscou a vida para defender o direito à educação.
Nesta edição adaptada de suas memórias ― enriquecida com ilustrações, glossário e linha do tempo ―, você vai conhecer a história impressionante de uma jovem que se recusou a ficar em silêncio. Com suas próprias palavras, Malala nos mostra a importância de combater o ódio e o extremismo, e nos traz uma mensagem inspiradora de determinação e esperança.

4 – O comedor de livros, Comotto

“Seguindo um impulso irresistível e sem nenhuma explicação, o senhor B. devora compulsivamente os livros que tem ao seu alcance. Não importa quais sejam os autores ou os temas: ele simplesmente come. Isso vira problema quando o senhor B. vê suas queridas camisas manchadas de letras…

”Este livro foi desenhado com caneta fina, tratado posteriormente no computador com Photoshop 8.0 sobre texturas de papel reciclado… e o autor nunca, mas nunca mesmo, imaginou os problemas que causaria ao seu personagem… Só espera que eles não se repitam com os leitores comedores de livros – ou já?…

5 – O Ickabog, J.K. Rowling

Com a altura de dois cavalos, olhos que brilham como bolas de fogo, garras afiadas e compridas feito navalhas, o Ickabog está chegando. Um monstro mítico, um reino em perigo e uma aventura que irá testar a bravura de duas crianças.

Descubra uma história brilhantemente original, divertida e irônica, sobre o poder da esperança e da amizade, de J.K. Rowling, autora de Harry Potter, uma das maiores contadoras de história de todos os tempos.

O reino da Cornucópia já foi o mais feliz do mundo. Tinha muito ouro, um rei com os melhores bigodes que você poderia imaginar, e açougueiros, padeiros e queijeiros cujas comidas deliciosas faziam uma pessoa dançar de prazer. Tudo parecia perfeito, mas nos pântanos enevoados ao norte, segundo a lenda, vivia o monstruoso Ickabog.

Qualquer pessoa sensata sabia que o Ickabog era apenas um mito para assustar as crianças e fazê-las se comportar. Mas quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças – os melhores amigos Bert e Daisy – embarcam em uma grande aventura para desvendar a verdade, descobrir onde está o verdadeiro monstro e trazer a esperança e a felicidade de volta para Cornucópia. 

6 – Os Moomins e o chapéu do mago, Tove Jansson

Chegou a primavera no Vale, e os Moomins estão prontos para a aventura! Moomintroll e seus amigos, Snufkin e Sniff, encontram o chapéu de Hobgoblin, uma criatura macabra. O chapéu é novo e brilhante, e está pronto para ser levado para casa. Mas eles logo percebem que aquele não é um chapéu normal: ele pode transformar qualquer coisa ou qualquer um em outra coisa! E, daí em diante, as aventuras malucas se sucedem, trazendo consigo grandes descobertas.

7 – História do mundo para as crianças, Monteiro Lobato

Dona Benta adora contar histórias de reis e rainhas, seres fantásticos e contos clássicos, mas desta vez ela vai contar uma história bastante comprida: a história do mundo!

A turma do sítio vai conhecer todos os capítulos dessa trajetória, desde a explosão que deu origem à Terra até a explosão que pôs fim à Segunda Guerra Mundial. Cada trecho recebe os comentários e análises de uma turma que não cansa de aprender.

8 – Dúvida cruel: 80 respostas para as perguntas mais cabeludas, Mari Fulfaro

Não importa se você tem 9 ou 90 anos. Se tem um espírito questionador aguçado, é provável que perguntas cabeludas fiquem martelando na sua cabeça. Afinal, o mundo é uma fonte inesgotável de curiosidade.

Nesse livro, Mari e Iberê, criadores do Manual do Mundo – o canal do ­YouTube que, em 10 anos, conquistou mais de 16 milhões de inscritos –, reuniram 80 dúvidas cruéis escolhidas a partir das sugestões enviadas por seus seguidores.

Aqui você encontrará informações científicas de qualidade com o jeito claro, atraente e divertido que virou marca registrada do canal.

9 – Contos de fadas dos irmãos Grimm, Irmãos Grimm

Reconhecidos mundialmente pela qualidade dos contos que produziram desde o começo do século XIX, os irmãos Grimm diziam estar só escrevendo as histórias que escutavam de camponeses e amigos. Concomitantemente aos registros do cotidiano, começaram a pesquisar documentos e recolher histórias da Alemanha para a preservação da memória e das tradições populares. Neste livro encontram-se contos fantásticos que mantêm viva a memória da criação folclórica da população alemã.

Divirta-se com a leitura destes livros para crianças de 10 anos!

Leia também:

Veja Também