Como começar a ler os livros de Agatha Christie?

Sugerimos algumas das obras mais populares da Rainha do Crime a partir dos seus personagens emblemáticos

Postado em: 23-05-2023 às 17h05
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Como começar a ler os livros de Agatha Christie?
Agatha Christie é uma das autoras mais famosas da história, especialmente do gênero do romance policial | Foto: Reprodução

Não existe uma sequência correta para iniciar a leitura pelas obras da Agatha Christie, já que os livros são independentes e, em um único volume, estão o começo, o meio e o fim da história. Porém, por mais que as histórias não estejam conectadas, alguns personagens aparecem de forma recorrente e possuem características únicas dentro do universo do mistério e do suspense criado pela renomada autora.

Esta lista levará em consideração estes personagens icônicos, que se tornaram figuras emblemáticas da literatura de mistério.

Agatha Christie foi uma escritora britânica nascida em 1890 e falecida em 1976. É considerada uma das autoras mais famosas da história, especialmente do gênero do romance policial, o que a fez ser conhecida como a “Rainha do Crime”. Ao longo de sua carreira, Christie escreveu 66 romances policiais, além de vários contos.

Continua após a publicidade

Conheça um pouco sobre os personagens mais memoráveis e em quais obras eles aparecem:

Hercule Poirot

Hercule Poirot é um grande detetive fictício e protagonista da maioria dos livros de Agatha Christie. É um dos mais famosos detetives da ficção policial.

Alguns dos livros mais populares em que aparece são:

1 – O Assassinato no Expresso do Oriente

livros agatha christie

Neste clássico da literatura, e um dos mistérios mais famosos da Rainha do Crime, Hercule Poirot precisa descobrir quem está por trás do assassinato no Expresso do Oriente – e o culpado está entre os passageiros do trem.

Em meio a uma viagem, Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Então, o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco tempo após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar. Na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Isolados, e com um assassino entre eles, a única solução é que Poirot inicie uma investigação para descobrir quem é o criminoso ― antes que ele faça mais uma vítima.

2 – Cai o Pano: O Último Caso de Poirot

livros agatha christie

A convite de Poirot, o capitão Hastings retorna ao local da primeira investigação de ambos: a mansão Styles. O tempo passou: o detetive belga envelheceu e está em uma cadeira de rodas; já a antiga mansão foi reduzida a uma mera hospedaria. A visita, porém, se revela mais que um reencontro entre velhos amigos. O instinto de Poirot, ainda afiado, lhe diz que entre os hóspedes há um assassino. E ele precisa que Hastings o ajude a identificá-lo antes que haja mais uma vítima – e antes que seu tempo acabe.

Escrito na década de 40, mas mantido em um cofre até sua publicação em 1975 (um ano antes da morte de Christie), Cai o Pano é a última investigação de Hercule Poirot. Neste romance, considerado um de seus melhores, a Rainha do Crime concebe uma arrebatadora despedida ao seu maior e mais querido personagem.

3 – E Não Sobrou Nenhum

livros agatha christie

E Não Sobrou Nenhum (anteriormente publicado como O Caso dos Dez Negrinhos) é talvez o maior clássico moderno das histórias de mistério.

Dez pessoas diferentes recebem um mesmo convite para passar um fim de semana na remota Ilha do Soldado. Na primeira noite, após o jantar, elas ouvem uma voz acusando cada uma de um crime oculto cometido no passado. Mortes inexplicáveis e inescapáveis então se sucedem. E a cada convidado eliminado, também desaparece um dos soldadinhos que enfeitam a mesa de jantar.

Quem poderia saber dos dez crimes distintos? Quem se arvoraria em seu juiz e carrasco? Como escapar da próxima execução?

Miss Marple

Miss Marple é uma personagem de ficção presente em doze romances e em vinte contos policiais de Agatha Christie. Miss Marple é uma senhora solteirona que vive no vilarejo fictício de St. Mary Mead e atua como detetive amadora. Ela desvenda os mais intrincados mistérios, baseando-se apenas em seu profundo conhecimento da natureza humana.

Alguns dos livros mais populares em que aparece são:

4 – Assassinato na Casa do Pastor

livros agatha christie

St. Mary Mead. Um pacato vilarejo onde há quinze anos năo ocorre um homicídio e onde as pessoas discutem a vida alheia tomando chá. Quando um sangrento crime acontece em plena casa do pastor, o alvoroço é grande. O arrogante inspetor Slack é escalado para investigar o caso. O mistério também intriga uma discreta moradora que gosta de jardinagem e de observar pássaros de binóculo, mas cujo principal hobby é o estudo do comportamento humano: Miss Marple.

A estreia da sagaz velhinha, o aparecimento de personagens inusitados e a engenhosidade da trama fazem deste romance de 1930 um dos clássicos de Agatha Christie.

5 – A Maldição do Espelho

O vilarejo de St. Mary Mead está em polvorosa com a chegada de sua mais nova moradora: a linda e famosa atriz de cinema Marina Gregg. Empolgada com a aquisição e a reforma da mansão Gossington Hall, ela não demora a organizar uma festa beneficente que atrai a imprensa, admiradores e curiosos, ainda mais quando algo sai terrivelmente errado.

Primeiro, a súbita e transtornada expressão no rosto de Miss Gregg, como se uma maldição voltasse para assombrá-la. Em seguida, a repentina morte de Heather Badcock, sua fã e vizinha, por envenenamento, bem diante de seus olhos. E enquanto Miss Marple e o inspetor Craddock iniciam as investigações, a atriz não consegue afastar a torturante pergunta: e se o assassino apanhou a vítima errada? E se ela for o verdadeiro alvo?

Tommy e Tuppence Beresford

Tommy Beresford e Prudence “Tuppence” Cowley são personagens de ficção criados pela escritora inglesa Agatha Christie. Eles formam o único casal utilizado pela autora em mais de um livro. O casal de detetives protagonizam uma série de livros mais leves, porém cheios de mistérios.

Um detalhe interessante é que, ao contrário do que acontece na maioria das vezes, eles envelhecem entre um volume e outro. Por isso, é interessante que eles sejam lidos na ordem cronológica, apesar de não ser necessário para a compreensão da história.

Alguns dos livros mais populares em que aparecem são:

6 – O Inimigo Secreto

Cansados da rotina, dois jovens decidem fundar uma empresa nada convencional, especializada em investigações, a Jovens Aventureiros Ltda. O primeiro caso era um desafio que intrigava a Scotland Yard: uma jovem americana desaparecera, levando com ela documentos secretos que poderiam comprometer o governo inglês.

Mas Thomas Beresford e Prudence Cowley — ou simplesmente Tommy e Tuppence — não são os únicos interessados em descobrir o paradeiro desses papéis. A mesma busca é empreendida por um homem misterioso e perigoso, conhecido como Sr. Brown, um mestre na arte do disfarce, que pode aparecer do nada e desaparecer em seguida sem deixar qualquer rastro.

7 – Sócios no Crime

Quando os recém-casados Tommy e Tuppence Beresford recebem um convite do Chefe da Inteligência Britânica para recolocar em operação a Agência de Detetives Internacional, eles veem uma oportunidade de levar sua carreira de investigadores a um novo patamar.

Em cada um dos capítulos deste clássico da Rainha do Crime, o casal segue seus instintos para reunir pistas e desvendar casos intrincados que tiram o sono de figurões da alta sociedade do final da década de 1920. Juntos, Tommy e Tuppence mostram que amor, trabalho – e crime – não só podem andar juntos, como rendem aventuras de tirar o fôlego.

8 – M ou N?

No auge da Segunda Guerra, um agente secreto britânico é assassinado por uma dupla de espiões nazistas infiltrados na Inglaterra. Suas últimas palavras são a pista para elucidar o mistério de sua morte: “M ou N. Sans Souci”.

A Inteligência descobre que M e N são as iniciais dos assassinos e Sans Souci é o nome de uma pensão no litoral inglês. O caso precisa ser resolvido com rapidez e os agentes perfeitos são o casal Tommy e Tuppence Beresford. Já na meia-idade, eles estão acima de qualquer suspeita. Sua missão é encontrar os culpados em meio aos hóspedes da Sans Souci.

9 – Um Pressentimento Funesto

O que uma simples visita a uma velha tia em uma clínica geriátrica poderia ter de perigoso? Se você respondeu “nada” é porque não conhece o casal de detetives Tommy e Tuppence Beresford. Ao visitar Ada, tia de Tommy, eles conhecem uma misteriosa senhora que lhes faz perguntas estranhas e parece viver em um mundo só dela. Quando tia Ada morre subitamente, eles descobrem que a idosa misteriosa foi transferida às pressas para outro lugar por uma parenta distante, mas não sem antes deixar de presente para Ada um caríssimo e enigmático quadro.

Um Pressentimento Funesto é considerado um dos romances mais sinistros e engenhosos da Rainha do Crime e, mais de cinquenta anos após seu lançamento, continua a impressionar leitores de todas as idades.

10 – Portal do Destino

Uma casa bucólica no litoral, uma biblioteca repleta de obras clássicas, um cão fiel e brincalhão, um mordomo sempre a postos e um belo jardim. O que mais um casal aposentado poderia querer? Quando falamos dos detetives Tommy e Tuppence Beresford, um grande mistério é exatamente o que falta a essa equação.

E é o que eles encontram dentro de um dos velhos livros da biblioteca: um enigmático bilhete com a frase “Mary Jordan não morreu de morte natural”. Esse é o ponto de partida para uma nova investigação da dupla, em que, mais uma vez, nada nem ninguém é o que parece e os perigos podem estar ocultos até mesmo no seu próprio quintal.

Portal do Destino é mais uma prova irrefutável dos motivos pelos quais Agatha Christie continua a ser uma das autoras mais lidas e amadas em todo o mundo.

Superintendente Battle

Um inteligente oficial da Scotland Yard, Battle é conhecido pela seu rosto grosseiro e por raramente demonstrar emoções. Sua especialidade são crimes de diplomacia internacional ou política.

Alguns dos livros mais populares em que aparece são:

11 – O Segredo de Chimneys

O jovem Anthony Cade volta à Inglaterra depois de mais de vinte anos afastado do país com a missão de entregar os manuscritos com as memórias do conde Stylptitch a uma editora e cartas de um chantagista à bela Virginia Revel. Os originais e as cartas são roubados, e Anthony ajuda Virginia a esconder da polícia o cadáver encontrado na casa dela. Na mesma noite, o príncipe da Herzoslováquia é assassinado no palácio de Chimneys, onde está escondido um valioso diamante.

Para desvendar o mistério e recuperar o manuscrito, o superintendente Battle, da Scotland Yard, conta com a ajuda do aventureiro Anthony.

12 – Morte na Mesopotâmia

Quando a enfermeira Amy Leatheran aceita a oferta de cuidar de Louise, esposa do arqueólogo Dr. Leidner, em uma escavação perto de Hassanieh, no Irã, ela não esperava se ver envolvida em uma trama de paranoia, ciúmes e traições.

Louise, sua paciente, é ex-esposa de um agente secreto alemão, e vinha recebendo cartas ameaçadoras desde a morte do ex-marido. Os envios pararam após seu casamento com o Dr. Leidner, mas ela volta a recebê-las durante a expedição e começa a ter visões aterrorizantes, indicando que o perigo pode estar mais perto do que ela imagina.

Leia também:

Veja Também