Como começar a ler os livros de Stephen King?

Separamos os principais livros do mestre do terror em três categorias: ordem de lançamento, coletânea de contos e livros que ganharam adaptação

Postado em: 10-04-2023 às 18h51
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Como começar a ler os livros de Stephen King?
O mestre do terror, Stephen King | Foto: Reprodução

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, porque depende muito do ritmo do leitor. Stephen King conquista fãs pelo mundo inteiro e, por incrível que pareça, muitos deles ainda não leram suas obras, tendo como referência apenas as adaptações para o cinema ou tv.

Contudo, chega um momento em que os fãs do gênero desejam conhecer profundamente as histórias criadas pelo mestre do terror. Mas, como escolher uma obra para dar o pontapé inicial nessa jornada de ler e maratonar os livros de Stephen King?

Podemos, então, separar em três categorias e cada leitor escolhe sua forma preferida para adentrar o universo de Stephen King, de acordo com sua necessidade.

Continua após a publicidade

A primeira forma é pela ordem cronológica dos acontecimentos, já que dentro dos livros do autor é comum encontrar spoilers e pequenos acontecimentos de outros livros dele. A segunda forma é começar pelos livros que já ganharam adaptação para o cinema, pois a familiaridade com a história pode deixar a leitura mais fácil. A terceira forma é começar pelos contos e romances curtos, já que começar por uma leitura muito densa pode levar um leitor iniciante a abandonar a leitura.

Comece pela ordem cronológica

Algumas recomendações para quem deseja simplesmente começar do começo.

Carrie, a estranha (1974)

Carrie é uma adolescente tímida e solitária. Aos 16 anos, é completamente dominada pela mãe, uma fanática religiosa que reprime todas as vontades e descobertas normais aos jovens de sua idade. Para Carrie, tudo é pecado. Para os colegas de escola, e até para os professores, Carrie é uma garota estranha, incapaz de conviver com os outros. Cada vez mais isolada, ela sofre com o sarcasmo e o deboche dos colegas. No entanto, há um segredo por trás de sua aparência frágil: Carrie tem poderes sobrenaturais, é capaz de mover objetos com a mente. No dia de sua formatura, Carrie é surpreendida pelo convite de Tommy para a festa.

O ato de crueldade que acontece naquele salão, porém, dá início a uma reviravolta cheia de terror e destruição.

A hora do vampiro (1975)

Ambientado na cidadezinha de Jerusalem’s Lot na Nova Inglaterra o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.

Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis começam a perturbar a rotina provinciana da cidade: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. 

O iluminado (1977)

A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.

A dança da morte (1978)

Após um erro de computação no Departamento de Defesa, um vírus é liberado, dando origem à doença que ficará conhecida como Capitão Viajante, ou “supergripe”. Não demora muito para que um milhão de contatos casuais formem uma cadeia de morte, e é assim que o mundo como o conhecemos acaba. O que surge no lugar é um mundo árido, sem instituições e esvaziado de 99% da população. 

A zona morta (1979)

Depois de quatro anos e meio, John Smith acorda de um coma causado por um acidente de carro. Junto com a consciência, o que John traz do limbo são poderes inexplicáveis. O passado, o presente, o futuro ― nada está fora de alcance. O resto do mundo parece considerar seus poderes um dom, mas John está cada vez mais convencido de que é uma maldição. 

Comece pelos contos

Comece pelos contos caso você esteja em busca leituras mais rápidas e intensas.

Sombras da noite (1978)

Em Sombras da noite, Stephen King reúne algumas de suas mais inquietantes narrativas curtas.

“Nas histórias que se seguem, você vai encontrar todo tipo de criaturas da noite: vampiros, amantes demoníacos, uma coisa que vive dentro do armário, todo tipo de terrores diversos […]” escreve Stephen King em prefácio.

Tripulação de esqueletos (1985)

Em Tripulação de esqueletos, Stephen King reúne vinte e dois contos aterrorizantes ― entre eles, o clássico O nevoeiro, adaptado para cinema e televisão, e Sobrevivente, elencado pelo próprio King como uma de suas histórias favoritas.

No fim, fica a reflexão: até que ponto a mente humana pode suportar o terror?

O bazar dos sonhos ruins (2015)

Tão incríveis quanto bizarros, os vinte contos de O bazar dos sonhos ruins são interligados por temas como vida após a morte, moralidade e culpa, formando uma das melhores coletâneas do mestre do terror.

Comece pelos livros que viraram filmes

Além de Carrie, a estranha, O iluminado e A zona morta, que já foram citados anteriormente, outras obras de Stephen King foram adaptadas às telas.

It: A Coisa (1986)

Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha chamada Derry, um grupo de sete amigos começa a ver coisas estranhas. Um conta que viu um palhaço, outro que viu uma múmia. Finalmente, acabam descobrindo que estavam todos vendo a mesma coisa: um ser sobrenatural e maligno que pode assumir várias formas. É assim que Bill, Beverly, Eddie, Ben, Richie, Mike e Stan enfrentam a Coisa pela primeira vez.

Quase trinta anos depois, o grupo volta a se encontrar. Mike, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal ― uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. É preciso unir forças novamente. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Só eles podem vencer a Coisa.

Cujo (1981)

Nesse clássico do terror nostálgico, Stephen King volta à cidade de Castle Rock para contar a história de Cujo, que era apenas um adorável e inofensivo cachorro são-bernardo… Até não ser mais.

Christine (1983)

Arnie Cunnigham era só mais um adolescente cheio de espinhas, magrelo e desajeitado. Isso até Christine entrar em sua vida. Foi amor à primeira vista. Desde então, o mundo ganhou cores e passou a fazer sentido. Tudo o que ele queria era ficar perto de Christine. Mas não espere um novo Romeu e Julieta, afinal, estamos falando de Stephen King. Christine é um carro. Um Plymouth Fury de 1958. Uma força sobrenatural que se apodera de Arnie e o transforma, deixando um rastro de sangue por onde passa.

A incendiária (1980)

Andy e Vicky eram apenas universitários precisando de renda extra quando se voluntariaram para um experimento científico de uma organização governamental clandestina conhecida como “a Oficina”. Jamais poderiam imaginar que esse dinheiro viria acompanhado de estranhos poderes psíquicos, que assumiriam efeitos ainda mais perigosos quando os dois se apaixonassem e tivessem uma filha, Charlie.

Leia também:

Veja Também