5 livros para entender o acidente com Césio-137 em Goiânia e seus desdobramentos

Você sabia que Goiânia foi cenário do maior acidente radioativo fora de uma usina nuclear do mundo?

Postado em: 11-09-2023 às 17h46
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 livros para entender o acidente com Césio-137 em Goiânia e seus desdobramentos
Mais de mil pessoas foram afetadas pela radiação | Foto: reprodução

No dia 13 de setembro de 1987, Goiânia foi manchete nos jornais, a capital do estado de Goiás estava contaminada por Césio-137. O evento marcou o maior acidente radioativo do mundo que já ocorreu fora de uma usina nuclear.

Como aconteceu?

Dois catadores de recicláveis encontraram em uma clínica abandonada uma cápsula com 19 gramas de um pó que ficava esbranquiçado de dia e brilhante de noite. Eles desmontaram esse aparelho e venderam parte dele a um ferro velho, onde outras pessoas terminaram de desmontá-lo.

Continua após a publicidade

A substância radioativa, chamada Césio-137, espalhou-se pela cidade, ocasionou quatro mortes e deixou mais de mil pessoas afetadas pela radiação.

1 – Césio-137: consequências psicossociais do acidente de Goiânia

PDF disponível gratuitamente neste link

2 – Os bastidores do Césio-137

Os Bastidores do Césio-137 coloca o acidente radiológico de Goiânia nos dois extremos de seus 30 anos de história. De um lado, o resgate da memória dos profissionais que trabalharam no momento emergencial do acidente, em entrevistas colhidas à época do evento, repletas de histórias nunca antes reveladas, carregadas de emoções e sentimentos espontâneos e autênticos sobre a experiência inédita. Do outro lado, a atualização do nível de superação dos radioacidentados e do conteúdo que permeia o imaginário dos cidadãos goianienses a respeito deles.

A leitura do livro, instigante, insere o leitor no mundo psicológico do acidente com o Césio-137.

3 – Sobreviventes do Césio-137

A edição ampliada e atualizada do livro de Carla Lacerda, Sobreviventes do Césio 137, partilha narrativas sobre o maior acidente radiológico já ocorrido em área urbana. As entrevistas exclusivas concedidas pelas vítimas à jornalista se apresentam como um Fio de Ariadne, que perpassa a lembrança resistente do episódio ocorrido em Goiânia, Goiás, Brasil.

Além de envolver leitoras e leitores num exercício de empatia, por meio do jornalismo literário, esta publicação também denuncia inconsistência em relatórios divulgados pelo Governo do Estado de Goiás.

Por ocasião dos 30 anos do desastre, o Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados (Cara) informou à imprensa mundial que, até 2017, seis pessoas contaminadas haviam morrido de câncer. Em 2007, no entanto, os casos comprovados de óbito pela doença já eram 15.

Sobreviventes do Césio 137 sustenta esta importante denúncia, como um manifesto contra o apagamento desta história.

4 – O caso do acidente radioativo de Goiânia

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Sociologia – “Os Estados Nacionais Perante os Processos de Globalização” – da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra como requisito final para obtenção do Título de Mestre em Sociologia.

PDF disponível gratuitamente neste link

5 – Césio-137: o drama azul

Este livro reconta a história da catástrofe nuclear que ocorreu em Goiânia em 1987, quando o rompimento de uma cápsula de Césio-137 deu início a uma trama de contaminação radiológica que assustou a população da cidade. A partir daquele ano, essa trama prolonga por meio de uma proliferação de narrativas que adicionam novas histórias e novos testemunhos sobre o evento, num claro esforço de dar sentido à experiência-limite da catástrofe.

Em uma nova narrativa, elaborada quase 30 anos depois, a autora analisa a vasta produção literária, artística, fotográfica, audiovisual, jornalística sobre o evento, faz entrevistas e acompanha a configuração narrativa dos variados relatos, iluminando faces desse desastre que marcou a história da cidade, a história da energia nuclear no Brasil e a história das catástrofes radiológicas no mundo.

Leia também:

Veja Também