6 livros para presentear a sua mãe (e a emocionar)

A sua mãe merece o melhor.

Postado em: 10-05-2024 às 15h15
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: 6 livros para presentear a sua mãe (e a emocionar)
Foto mães | Foto: Istock

Estes livros apaixonantes sobre maternidade são capazes de emocionar até as mães mais duronas, se você está procurando pelo presente ideal, saiba que encontrou a matéria certa! Desde as mães leitoras de carteirinhas a até mesmo as que pouco leem, provavelmente vão se encantar por esses livros. Confira a seguir:

Mãe, me conta sua história?: Um livro para dar e receber de volta

Uma oportunidade de compartilhar recordações, um presente para sua mãe e para você. Um livro para dar e receber de volta.

Quando sua mãe ficou doente, Elma van Vliet se deu conta de que havia muitas coisas que não sabia sobre ela – quais eram seus sonhos, quem foi seu primeiro amor, o que gostava de fazer na juventude…

Continua após a publicidade

Assim, ela decidiu criar um caderno de perguntas para que a mãe pudesse registrar suas memórias e contar as histórias divertidas, comoventes e inspiradoras que viveu.

Agora você também vai poder conhecer melhor a sua mãe e dividir com ela as recordações e as escolhas que a tornaram a mulher especial que é hoje.

Com espaço para escrever, colar fotografias e incluir o que mais desejar, este livro é um presente valioso. Afinal, os verdadeiros tesouros de família são as lembranças que compartilhamos com as pessoas que amamos.

Mãe fora da caixa

Quando vivia meu luto do puerpério, em sua fase mais latente, ler os textos da Thaís Vilarinho me acalentou e fortaleceu para aceitar o meu renascimento. O Mãe Fora da Caixa não é só um livro de relatos de vivências maternas, é também um abraço de cura. Aqui nos sentimos representadas e acolhidas nos desafios e nas doçuras da maternidade.

Aqui somos impulsionadas a nos libertarmos dos pré-conceitos sobre o mundo materno e a nos permitir a audácia de sonhar, de nos reinventar e de viver a maternidade de forma leve, prazerosa, sem críticas, regras e julgamentos. Gratidão à Thaís por compartilhar a maternidade real, afetos, emoções e sentimentos lançados em forma de textos. A sororidade é a coroa da maternidade. Juntas, somos mais fortes! Vem ser Mãe Fora Da Caixa! Gisele Costa, leitora

Mãe perfeita não tá mais se usando

Um livro para você rir, chorar e abraçar o caos enquanto cria ser humano. Um verdadeiro presente para as mães. Grandes doses de conforto, risadas e emoções. “Como mãe, peço leveza. Para que os pequenos aborrecimentos do cotidiano não ofusquem as preciosas memórias que estão sendo construídas. Peço perspectiva. Para que a minha desesperada vontade de acertar como mãe não me distraia completamente da infância dos meus filhos.

E peço sabedoria. Para que eu não tenha que chegar ao final da vida para finalmente entender que a beleza esteve o tempo todo lá, nas pequenas coisas. Ela esteve no pôr do sol, no banho de chuva, no cheiro no cangote e no café da manhã de um domingo qualquer.”

Mãe

Até ler este livro da Cris Guerra, eu achava que “mãe” era palavra sem sinônimo. Para mim, a experiência da maternidade era algo que não cabia no espaço apertado das frases: fazia parte do universo das coisas mágicas – imensuráveis e impossíveis de descrever. Mas Cris escreve com a alma. E foi de lá que trouxe cada sentimento e cada sílaba que aparecem aqui.

Traduziu o intraduzível. E fica difícil a gente não se emocionar e pensar: como é que ela conseguiu dizer tanto em tão poucas linhas? Este é um livro para ler sem pressa, com tempo para sentir, e depois reler quantas vezes for preciso. Quem é mãe irá se identificar com cada palavra. E todo leitor ou leitora aprenderá a amar ainda mais estas criaturas especialistas em operar milagres, “fadas do beijo”, como as chama Cris, capazes de transformar o cotidiano em poesia. Leila Ferreira – Jornalista e Escritora.

Por causa de você, mãe

O amor e o apoio da mamãe moldaram seu mundo e quem você é dentro dele. Esta é a celebração da diferença que ela faz todos os dias. Escrito pelo autor best-seller da New York Times, Kobi Yamada, este cativante livro presente combina ilustrações adoráveis desenhadas à mão e sentimentos agradáveis para agradecer à mamãe por seus braços e coração sempre abertos.

É um presente de honra para o Dia das Mães, um aniversário ou apenas porque sim.

Eu era uma mãe perfeita… até me tornar uma: diário de uma maternidade real

Lembro da ansiedade que sentia a cada vez que a médica entrava para medir minha dilatação, e da decepção a cada vez que ela me dizia que o quadro se mantinha o mesmo. Lembro das contrações finais, da dor quase insuportável e do desespero para sair daquela situação. Lembro dos olhos da doutora me dizendo “é agora!”, e de não conseguir sustentar minhas pernas trêmulas. Lembro do desespero, do medo e da maca passando depressa por minha família. Não lembro do primeiro choro do meu filho nem da nossa primeira troca de olhares.

Lembro do meu próprio choro e ainda consigo sentir as dores finais do parto normal. Lembro da hora em que nos levaram para o quarto, eu na maca e ele em um bercinho ao lado. Estávamos muito perto, mas já sentia uma saudade absurda daquele bebê grudado em mim. Lembro do elevador: eu, o Mateus, três enfermeiros e o clic que eu senti ao olhar aquele bebê e perceber que, dali para frente, ele seria a razão da minha vida.”

Neste livro, Paola compartilha seu dia a dia como mãe de três crianças: dos momentos que queremos guardar na memória aos dias em que parece que seremos engolidas pela exaustão. Sem romantizar as dores e sem deixar de se deslumbrar, seus textos leves e verdadeiros refletem a imensidão de sentimentos que permeiam a maternidade.

Veja Também