Entenda o que é freemium, conceito do Jornal O Hoje 

Freemium é a união dos termos "free" (livre ou gratuito) e "premium" (que passa uma ideia de ser algo melhor ou exclusivo)

Postado em: 16-11-2022 às 14h35
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda o que é freemium, conceito do Jornal O Hoje 
Freemium é a união dos termos "free" (livre ou gratuito) e "premium" (que passa uma ideia de ser algo melhor ou exclusivo). | Foto: O Hoje

O conceito freemium é uma estratégia de atração de novos clientes. Na prática, ele disponibiliza uma versão gratuita de um serviço ou produto, e utiliza a experiência que o cliente terá para oferecer algo mais atrativo.

O que é?

Freemium é a união dos termos “free” (livre ou gratuito) e “premium” (que passa uma ideia de ser algo melhor ou exclusivo). É um modelo de negócio que disponibiliza um serviço ou produto gratuito que pode, ou não, passar a ser pago. No caso do Jornal O Hoje, você terá acesso gratuito à todos os nosso serviços, sem precisar se preocupar com uma futura taxa.

O conceito surgiu em 2006 com o capitalista de risco norte-americano, Fred Wilson, que escreve em sue blog sobre investimentos, internet e novas tecnologias. Sua ideia principal foi criar uma base maior de clientes com produtos e serviços gratuitos e, aos poucos, mostras as funcionalidades e melhorias ao adquirir um serviço pago.

Continua após a publicidade

Exemplos mais comuns de freemium no mercado

O Spotify é um dos melhores exemplos da utilização desse conceito no mercado, e que conseguiu excelentes resultados. O serviço oferecido é o mesmo para todos os usuários, que podem ouvir artistas preferidos, criar playlists e conferir os últimos lançamentos, mas, quem não paga é interrompido por anúncios de hora em hora.

Assinando o pacote premium, o usuário consegue ouvir suas músicas favoritas sem preocupar em ser interrompidos com anúncios e ainda pode baixar suas playlists e artistas favoritos para escutar offline.

As vantagens ao adotar essa estratégia

As principais vantagens para quem adere esse conceito são:

  • Aumento do valor da marca.
  • Mais informações sobre o consumidor.
  • Mais eficiência que o premium.

Veja Também