Competição destaca a importância da inclusão no hip-hop brasileiro

"Kaemy é tricampeã estadual desde 2020. Queremos mais mulheres no jogo", destaca PDR, da Família de Rua.

Postado em: 05-12-2023 às 12h06
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Competição destaca a importância da inclusão no hip-hop brasileiro
A vitória de Kaemy reflete o esforço em promover a participação feminina no hip-hop e a importância da inclusão de mulheres e pessoas LGBTQIAP+ no cenário do Duelo. | Foto: Instagram

Kaemy Melo (@kaemynem) fez história ao se tornar a primeira mulher a conquistar o Duelo Nacional de MC’s em Belo Horizonte neste domingo (3). A competição, em sua 11ª edição, reuniu 32 MCs, sendo Kaemy a única representante feminina, vencendo adversários como Kroy (SP) e Lorran (MG). Na final, enfrentou Neo (RJ), outro destaque do duelo. “Kaemy é tricampeã estadual desde 2020. Queremos mais mulheres no jogo”, destaca PDR, da Família de Rua, produtora do Duelo.

Criado em 2007, o Duelo de MC’s, que teve origem na Praça da Estação no Hipercentro de BH, migrou para o pilotis do Viaduto Santa Tereza. Conquistou espaço na cena cultural de BH e se expandiu nacionalmente em 2012, buscando destacar talentos de diferentes regiões do Brasil.

A trajetória de Kaemy reflete não apenas sua vitória na competição, mas também o esforço em promover a participação de mulheres no hip-hop. A determinação de Kaemy, tricampeã estadual, destaca a importância da inclusão de mulheres e pessoas LGBTQIAP+ no cenário, conforme estabelecido pelas diretrizes do Duelo.

Continua após a publicidade

O Duelo Nacional de MC’s não apenas celebra a habilidade lírica dos participantes, mas também serve como plataforma para amplificar vozes diversas no universo do hip-hop brasileiro. A competição, que começou localmente em 2007, transformou-se em um evento nacional, destacando a riqueza e diversidade de talentos em todo o país.

Veja Também