Japão e Coreia reprovam satélite da Coreia do Norte

País lançou foguete de longo alcance nesta quarta-feira (12). Comunidade internacional condenou operação e pede sanções.

Postado em: 06-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Japão e Coreia reprovam satélite da Coreia do Norte
País lançou foguete de longo alcance nesta quarta-feira (12). Comunidade internacional condenou operação e pede sanções.

O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Han Min-koo, ordenou hoje (5) ao Exército que responda de forma “ativa” ao anúncio de lançamento norte-coreano de um satélite a bordo de um foguete, enquanto Tóquio testa um sistema de alerta.

“As nossas Forças Armadas devem manter uma excepcional preparação física e mental para o combate”, afirmou Han Min-koo, durante uma reunião de emergência com autoridades militares por causa do anúncio feito na terça-feira (2) pelo regime da Coreia do Norte.

O ministro ordenou ao Exército, na mesma reunião, que “reaja de forma ativa”. Apesar das declarações, não se espera que a Coreia do Sul responda militarmente no caso de a Coreia do Norte concretizar o lançamento.

Continua após a publicidade

O regime de Kim Jong-un comunicou a várias entidades internacionais, como a Organização Marítima Internacional (OIM), que colocará em órbita um “satélite” entre os próximos dias 8 e 25, havendo a suspeita de que em discussão está, na realidade, o lançamento encoberto de um míssil.

O ministro da Defesa de Seul também adiantou que a Coreia do Sul e os Estados Unidos da América vão destacar um grande dispositivo de vigilância para efetuar um exaustivo acompanhamento da trajetória do foguete espacial norte-coreano.

Já o Japão testou hoje o seu sistema de alerta implantado em todo o país, diante da possibilidade de ter de utilizá-lo em breve por causa do anúncio da Coreia do Norte.

A entidade japonesa de bombeiros e prevenção de desastres usou o serviço de avisos de emergência J-Alert para enviar uma mensagem a diferentes autoridades locais, informou a agência Kyodo.

O J-Alert faculta alertas rápidos do governo central para facilitar evacuações urgentes e outras ações em caso de desastre.

Saiba Mais

Japão diz que Coreia do Norte prepara novo teste com míssil de longo alcance

Coreia do Norte é “ameaça para o mundo”, diz John Kerry

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, garantiu hoje que o Japão está preparado para responder, caso seja necessário, e também vai “continuar a exercer a sua influência” para reunir e analisar informação com o objetivo de “proteger a segurança” nacional.

“O Japão também vai cooperar com a comunidade internacional para instar a Coreia do Norte a atuar com moderação”, disse ainda o chefe da diplomacia nipónica, citado pela agência de notícia.

Por seu lado, o ministro da Defesa, Gen Nakatani, revelou que manteve hoje conversações de alto nível com os seus homólogos de Washington e Seul, através de uma videoconferência em que trocaram informações. 

Veja Também