Tropas sírias retomam cidade estratégica

Tropas governamentais expulsaram terroristas do Estado Islâmico e retomaram o controle da cidade que fica na rota chave de abastecimento de Aleppo,

Postado em: 25-02-2016 às 08h26
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Tropas sírias retomam cidade estratégica
Tropas governamentais expulsaram terroristas do Estado Islâmico e retomaram o controle da cidade que fica na rota chave de abastecimento de Aleppo,

As tropas governamentais sírias expulsaram terroristas do Estado Islâmico e retomaram o controle da cidade de Khanaser, que fica na rota chave de abastecimento da cidade de Aleppo, disse à RIA Novosti uma fonte militar no Exército sírio.

“O Exército conseguiu, com o apoio da milícia popular, retomar Khanaser do Estado Islâmico. Os terroristas tinham paralisado a única estrada para Aleppo”, disse a fonte.

Segundo a fonte, batalhas violentas pelo povoado estratégico duraram alguns dias. As unidades do Exército foram apoiadas pela aviação e artilharia síria. No momento atual, o movimento na estrada Khanaser-Aleppo ainda não foi retomado porque permanece a possibilidade de contraofensiva dos terroristas.

Continua após a publicidade

A estrada Asria-Khanaser-Aleppo é a única rota de abastecimento das tropas sírias em Aleppo e é um caminho que permite abastecer a cidade com produtos alimentícios, combustíveis e bens de primeira necessidade.

Na opinião de militares sírios, cortando a rota de abastecimento de Aleppo, os terroristas queriam abrandar a ofensiva das tropas sírias no norte da província de Aleppo e no oeste da província de Raqqa.

Além disso, o Exército sírio destruiu linhas de defesa dos terroristas no norte da província de Latakia deixando muitos terroristas feridos e mortos, informou a agência de notícias iraniana Fars.

Fontes no terreno confirmaram que algumas posições dos militantes foram destruídas em resultado de ataques de caças sírios contra a vila de Maar Baya na província de Latakia.

Na província de Homs, aviões sírios bombardearam postos de comando em duas cidades estratégicas no norte da província eliminando dezenas de militantes e destruindo equipamento militar dos terroristas.

A Síria está em guerra civil desde 2011. O governo do país luta contra um número de facções de oposição e contra grupos islâmicos radicais como o Estado Islâmico e a Frente Al Nusra.

Na segunda-feira (22), foi publicada a declaração conjunta dos EUA e da Rússia sobre a Síria, segundo a qual o cessar-fogo entre as tropas do governo sírio e os grupos armados da oposição deve começar em 27 de fevereiro, sem ser o mesmo, no entanto, aplicado ao Estado Islâmico, Frente Al Nusra e outras organizações que a ONU considera como terroristas. 

(Agência Brasil) (Foto: Reprodução)

Veja Também