Estados Unidos vão enviar 60 milhões de doses de vacina para outros países

Ainda não há definições de quais países vão receber os imunizantes

Postado em: 26-04-2021 às 18h24
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Estados Unidos vão enviar 60 milhões de doses de vacina para outros países
Ainda não há definições de quais países vão receber os imunizantes | Foto: Reprodução

Os Estados Unidos vão compartilhar toda a produção de vacinas da Oxford/AstraZeneca com o mundo, assim que a vacina contra a Covid-19 passar pelas revisões federais de segurança e for aprovada em solo americano, conforme informou anunciou um conselheiro da força-tarefa da Casa Branca para a pandemia, Andy Slavitt, nas redes sociais, nesta segunda-feira (26/04).

A expectativa é de que cerca de 60 milhões de doses estejam disponíveis para exportação nos próximos meses. Ainda não há definições sobre o destino das doses doadas. A medida expande a ação do governo do presidente Joe Biden vista em março deste ano, quando compartilhou cerca de 4 milhões de doses da mesma vacina com Canadá e México.

Os dois países aprovaram o uso da Oxford/AstraZeneca em suas campanhas contra a Covid-19. O governo dos EUA está seguro de que o país tem doses suficientes com os três fornecedores que até agora têm garantido as vacinas: Johnson & Johnson, Pfizer e Moderna.

Continua após a publicidade

“Dado que temos um forte portfolio de vacinas que já foram autorizadas pela Agência de Drogas e Comida (FDA, na sigla em inglês), e que a vacina da AstraZeneca não foi liberada, nós não precisamos das doses da AstraZeneca nos próximos meses”, disse o coordenador da Casa Branca (sede do governo) Jeff Zients em entrevista a agência Associated Press (AP).

Cerca de 10 milhões de doses da vacina da AstraZeneca já foram produzidas nos EUA, mas não autorizadas pelo FDA. Outras 50 milhões ainda estão em produção, e devem estar disponíveis entre maio e junho. Os EUA compraram 300 milhões de doses da AstraZeneca.

Veja Também