Reino Unido diz que encontrou gás sarin

O gás sarin ou uma substância similar foi encontrado em amostras recolhidas no local do suposto ataque químico cometido na semana passada

Postado em: 13-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O gás sarin ou uma substância similar foi encontrado em amostras recolhidas no local do suposto ataque químico cometido na semana passada na Síria e analisadas por cientistas britânicos, segundo revelou na última quarta-feira (12) o Reino Unido à Agência EFE.

“O Reino Unido, portanto, compartilha a análise dos Estados Unidos [EUA] de que é altamente provável que o regime [do líder sírio Bashar al-Assad] é responsável por um ataque com sarin”, disse o embaixador britânico na ONU, Matthew Rycroft, em discurso no Conselho de Segurança.

Constatação dos EUA

Continua após a publicidade

Os EUA consideram que as forças do presidente sírio Bashar al-Assad utilizaram esse tipo de arma química na localidade de Khan Sheikhoun. O país considera que a Rússia, provavelmente, sabia com antecedência do ataque.

Funcionários do Conselho de Segurança Nacional dos EUA declararam anteontem (11) à imprensa que têm “provas fisiológicas” de que o regime sírio usou gás sarin contra a população em uma área de domínio rebelde e que existem inúmeras evidências que indicam a autoria de Damasco.

Segundo Rycroft, especialistas britânicos tiveram acesso a amostras recolhidas no local do ataque e as análises também confirmaram a presença de sarin ou de um agente neurotóxico similar.(Abr) 

Veja Também