Vulcão nas Ilhas Canárias pode entrar em erupção e causar tsunami no litoral do Brasil

Vulcão Cumbre Vieja tem gerado abalos sísmicos na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias.

Postado em: 16-09-2021 às 14h24
Por: Luan Monteiro
Vulcão Cumbre Vieja tem gerado abalos sísmicos na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias | Foto: Reprodução

Um aumento na atividade sísmica ao redor do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, o colocou em alerta amarelo para o risco de erupção. O nível de alerta é o segundo em uma escala de quatro. Segundo o portal MetSul Meteorologia, a erupção do vulcão pode causar tsunamis no litoral do Brasil.

O portal utiliza um estudo publicado pelo geólogo Mauro Gustavo Reese Filho, que afirma existir uma possibilidade que a próxima erupção desestabilize a costa da ilha de La Palma e gere um tsunami que poderia atingir países banhados pelo Oceano Atlântico, incluindo o Brasil.

Já de acordo com o Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha, os abalos sísmicos na região da ilha foram registrados nos últimos dias e chamou a atenção para o vulcão, que até então estava adormecido.

Continua após a publicidade

As Ilhas Canárias estão a cerca de 100 quilômetros da costa do Marrocos. Além desse vulcão, há outros nas ilhas, como o de Teide, na ilha de Tenerife, e o de Timanfaya, na ilha de Lanzarote. As autoridades do país dizem esperar novos tremores nos próximos dias.

Veja Também