Primeiro-ministro do Sudão é preso após golpe de Estado por militares; manifestantes protestam

Hamdok esta em prisão domiciliar, na cidade de Cartum, capital do Sudão. As informações foram confirmadas pelo Ministério da Informação do país na manhã desta segunda.

Postado em: 25-10-2021 às 08h37
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Primeiro-ministro do Sudão é preso após golpe de Estado por militares; manifestantes protestam
informações foram confirmadas pelo Ministério da Informação do país na manhã desta segunda | Foto: Reprodução

O primeiro-ministro do Sudão, Abdallah Hamdok, e outras autoridades do país foram presas em meio a um “golpe de Estado” por parte dos militares, que declararam estado de emergência em todo o país e dissolveram o Conselho Soberano e o governo de transição.

As informações foram confirmadas pelo Ministério da Informação do país na manhã desta segunda-feira (25/10). Mantido em prisão domiciliar na cidade de Cartum, Hamdok aparece cercado por militares em sua casa, em imagens divulgadas nesta segunda.

O ministério disse que o primeiro-ministro deposto está sendo pressionado para divulgar um comunicado em “apoio à aquisição”, mas pediu às pessoas que tomem as ruas em protesto.

Continua após a publicidade

“O primeiro-ministro sudanês Abdalla Hamdok, em uma mensagem de sua prisão domiciliar, pede aos sudaneses que participem do protesto pacífico e ocupem as ruas para defender sua revolução”, disse o informe do Ministério.

Outros funcionários de alto escalão também foram presos, como ministros do governo e membros do Conselho de Soberania do Sudão.

O conselho havia sido criado para governar o país após a saída do ditador Omar al-Bashir, que governou por três décadas e foi derrubado por protestos há dois anos. Ele era formado por civis e militares que frequentemente discordavam sobre o futuro do Sudão e o ritmo da transição para a democracia.

Veja Também