Quinta-feira, 28 de março de 2024

Entenda por que concentração de C02 na atmosfera bateu recorde e já atinge partes da Amazônia

Outros gases responsáveis pelo efeito estufa também registraram aumento no ano passado, em comparação com 2018.

Postado em: 25-10-2021 às 12h04
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda por que concentração de C02 na atmosfera bateu recorde e já atinge partes da Amazônia
Outros gases responsáveis pelo efeito estufa também registraram aumento no ano passado, em comparação com 2018. | Foto: Reprodução/Internet

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), alertou na manhã desta segunda-feira (25/10) que mesmo com a redução de emissões na pandemia, a concentração de dióxido de carbono (CO2), principal gás responsável pelo efeito estufa, atingiu novo recorde ao ficar em em 413 partes por milhão (ppm), em 2020. 

De acordo com o Estadão, a entidade também apontou que partes da Amazônia já deixaram de absorver e se tornaram emissoras de gás carbônico, o que traz grandes riscos ao planeta Terra. 

“A última vez que uma concentração comparável de CO2 foi registrada na Terra foi entre três e cinco milhões de anos atrás. Naquela época, a temperatura era 2°C a 3°C mais quente, e o nível do mar, entre 10 e 20 metros mais alto do que hoje, mas não havia 7,8 bilhões de pessoas no planeta”, diz o secretário-geral da agência, Petteri Taalas. 

Continua após a publicidade

Outros gases responsáveis pelo efeito estufa também registraram aumento no ano passado, em comparação com 2018. “Muitas nações estão agora estabelecendo metas de neutralidade de carbono, e é de se esperar que, na COP-26, haja aumento dramático desses compromissos”, diz Taalas. 

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26) irá ocorrer de 31 de outubro a 12 de novembro e nela a agência espera mostrar que todos os países devem tomar medidas urgentemente para ajudar o planeta. “As regiões da Amazônia oriental têm aumento de temperaturas muito forte na estação seca, diminuição de chuvas e grande desmate, durante os últimos 40 anos”, indica no boletim divulgado, explicando que partes da Amazônia se tornaram fontes emissoras de CO2.

Segundo o secretário-geral, as mudanças “são econômica e tecnicamente viáveis, e não há tempo a perder para adotá-las.”

Veja Também