Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Imagem de pai e filho vítimas da guerra na Síria ganha prêmio de ‘Foto do Ano’

A imagem foi capturada pelo fotógrafo turco Mehmet Aslan.

Postado em: 29-10-2021 às 15h52
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Imagem de pai e filho vítimas da guerra na Síria ganha prêmio de ‘Foto do Ano’
A imagem foi capturada pelo fotógrafo turco Mehmet Aslan. | Foto: Reprodução

A fotografia de um pai, sem um pedaço da perna direita, brincando com o filho, sem braços e pernas, ganhou o prêmio Foto do Ano do Siena International Photo Awards. A imagem foi capturada pelo fotógrafo turco Mehmet Aslan.

A cena registrada no sul da Turquia, próximo à fronteira com a Síria, mostra Munzir al-Nazzal, um pai de três filhos que perdeu a perna em um bombardeio em Idlib, onde vivia com a família. A criança é seu filho mais velho, Mustafa al-Nazzal, que nasceu sem os membros inferiores e superiores após sua mãe inalar um gás usado como arma de guerra na gravidez, que provocou o quadro de tetra-amelia congênita.

Em entrevista ao The Washington Post, o fotógrafo contou ter conhecido os pais de Mustafa na Turquia, para onde se mudaram em busca de tratamento médico e próteses especiais para o menino.

Continua após a publicidade

“Queríamos chamar a atenção para isso”, disse Aslan. “O menino sempre tem muita energia. O pai parece ter desistido”, contou. Ele espera que a foto ajude a criança a obter cuidados que ele precisa.

A obra foi intitulada “A Dificuldade da Vida”, e foi descrita pelos jurados como “emocionalmente forte”. Ela ficará em exposição da Itália durante o próximo mês junto com outras imagens selecionadas pelo júri.

Intitulada “Dureza da vida”, que os jurados descreveram como “emocionalmente forte”, a imagem será exposta com outras fotos selecionadas pelo juri em uma exposição na Itália neste mês. “A imagem chegou ao mundo”, disse a mãe do Mustafa, Zeinab. “Há anos tentamos fazer com que nossas vozes sejam ouvidas por qualquer pessoa que queira ouvir, para ajudar no tratamento dele. Daríamos tudo para dar a ele uma vida melhor”.

Veja Também