Entenda a nova variante da Covid-19 descoberta na África do Sul que vem preocupando OMS e cientistas

A OMS realizará uma reunião nesta sexta-feira (26/11) para discutir os potenciais impactos da nova variante.

Postado em: 26-11-2021 às 10h40
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda a nova variante da Covid-19 descoberta na África do Sul que vem preocupando OMS e cientistas
A OMS realizará uma reunião nesta sexta-feira (26/11) para discutir os potenciais impactos da nova variante. | Foto: Reprodução/Internet

A nova linhagem do coronavírus, ainda identificada como B.1.1.529 descoberta pela primeira vez em Botsuana, no sul da África, vem preocupando cientistas por ter muitas mutações que dão vantagens ao vírus. 

O motivo da preocupação tem sido uma ampla gama de mutações e uma possível maior capacidade de transmissibilidade, o que pode levar a novos surtos da Covid-19, o que vem acontecendo em muitos países da Europa, principalmente em cidades menores onde grande parte da população não se vacinou. 

De acordo com a pesquisadora Maria Van Kerkhove, líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Covid-19, a variante B.1.1.529 foi incluída pela organização na classificação “sob monitoramento”, destinada às cepas com alterações genéticas suspeitas de afetar as características do vírus com alguma indicação de risco futuro, mas cuja evidência de impacto epidemiológico não está clara no momento. 

Continua após a publicidade

Segundo Maria, a OMS realizará uma reunião nesta sexta-feira (26/11) para discutir os potenciais impactos da nova variante.

Atualmente, são consideradas variantes de preocupação a Alfa (B.1.1.7), do Reino Unido, a Beta (B.1.351), da África do Sul, a Delta (B.1.617.2), da Índia, e a Gama (P.1), do Brasil.

Veja Também