Coreia do Norte lança dois novos “mísseis balísticos de curto alcance” para testes de armas

Com estes, o governo norte-coreano acumula 4 testes de armas desde o início do ano

Postado em: 17-01-2022 às 09h40
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Coreia do Norte lança dois novos “mísseis balísticos de curto alcance” para testes de armas
Com estes, o governo norte-coreano acumula 4 testes de armas desde o início do ano | Foto: Reprodução

O Governo norte-coreano lançou, nesta segunda-feira (17/01), dois novos projéteis que, segundo a capital da Coreia do Sul, Seul, são mísseis balísticos. O regime de Kim Jong Un tem buscado fortalecer as capacidades militares do país e, somente neste ano, já realizou outros quatro testes de armas.

Os dois “mísseis balísticos de curto alcance” foram lançados de um aeroporto perto de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, pouco antes das 09h00 (21h00 de domingo no horário de Brasília), e percorreram 380 km a uma altitude de 42 km, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

“O notável desenvolvimento da tecnologia de mísseis não pode ser ignorado. Estão tentando melhorar sua tecnologia e capacidades operacionais para realizar ações secretas, de maneira que outros países tenham dificuldades em detectar os sinais preparatórios de um lançamento”, afirma o ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi.

Continua após a publicidade

O país atravessa uma grave crise econômica devido às sanções internacionais e o fechamento de suas fronteiras em nome do combate à covid-19. Em janeiro de 2021, o governo norte-coreano afirmou que mísseis hipersônicos, que podem atingir cinco vezes a velocidade do som, são a principal prioridade do seu plano de defesa em 5 anos.

“Pyongyang procura impressionar a população com inovação militar, pois ficou claro que o Norte terá que lutar no campo econômico”, afirma o Cheing Seong-chang, do Centro de Estudos Norte-coreanos do Instituto Sejong na Universidade de Brasília ao portal UOL Notícias.

Veja Também