Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Cosmonautas russos chegam à Estação Espacial Internacional vestindo cores da Ucrânia

Os três russos se juntam a outros dez astronautas e cosmonautas na ISS.

Postado em: 19-03-2022 às 14h57
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cosmonautas russos chegam à Estação Espacial Internacional vestindo cores da Ucrânia
Os três russos se juntam a outros dez astronautas e cosmonautas na ISS | Foto: Reprodução

Em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia, três cosmonautas russos chegaram nesta sexta-feira (18/3) à Estação Espacial Internacional (ISS), vestindo trajes de voo amarelos com detalhes em azul, cores que pareciam combinar com a bandeira ucraniana. Oficialmente, no entanto, eles não informaram se a vestimenta era alguma homenagem ou protesto em defesa da Ucrânia, ou se foi apenas uma coincidência.

Oleg Atemyev, Denis Matveev e Sergei Korsakov foram os primeiros a chegar à estação espacial desde o início da guerra russa na Ucrânia, ocorrida no mês passado. Conforme informações dos Uol, o voo foi realizado sem problemas e se conectou à ISS após cerca de três horas de viagem, sendo lançado no Cazaquistão. Os três russos se juntam aos cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov e aos astronautas dos Estados Unidos (Raya Chari, Thomas Mashburn, Kayla Barrow e Mark Vande Hei) e da Alemanha (Matthias Maurer).

No dia 30, Shkaplerov, Dubrov e Vande Hei voltam para a Terra. Os dicionários de língua portuguesa costumam registrar cosmonauta e astronauta como sinônimos. Contudo, na época da Guerra Fria, eles designavam os oponentes da corrida espacial: astronauta era americano, e “kosmonávt” (cosmonauta), soviético.

Continua após a publicidade

Parceria afetada entre Rússia e Europa Apesar das pesadas sanções internacionais contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia, os trabalhos na ISS não foram afetados. Todas as agências espaciais estão com profissionais na estação nesse momento. Nasa, Roscosmos (Agência Espacial Russa) e a ESA (Agência Espacial Europeia) confirmaram que os trabalhos no local seguirão normalmente.

No entanto, a parceria entre ESA e Roscosmos foi afetada fortemente em outros projetos, como na segunda parte da missão europeia para Marte, a ExoMars, e no lançamento quatro missões que envolviam a constelação de satélites Galileo e no desenvolvimento do foguete Ariane 6 – todas suspensas.

Ainda no âmbito europeu, a Alemanha anunciou que encerrou uma parceria de pesquisa científica espacial com a Rússia.

Veja Também