Pyrizhky: conheça o pão recheado usado por ucranianos para envenenar soldados russos

O pão possivelmente usado para envenenar soldados russos tem origem russa, mas também é consumido em algumas regiões ucranianas.

Postado em: 04-04-2022 às 12h26
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Pyrizhky: conheça o pão recheado usado por ucranianos para envenenar soldados russos
O pão possivelmente usado para envenenar soldados russos tem origem russa, mas também é consumido em algumas regiões ucranianas | Fotos: Reprodução

Na última semana, a notícia de que dois soldados russos haviam morrido após comerem doces possivelmente envenenados ganhou destaque na imprensa internacional. A suspeita é de que civis ucranianos tenham colocado veneno em pães chamados de Pyrizhky, e os entregue aos soldados inimigos. Pelo menos outros 28 militares foram internados com sintomas de intoxicação.

O caso ocorreu na cidade de Izyum, perto de Kharkiv, no leste da Ucrânia. Pyrizhky é conhecido como um típico lanche russo, mas também é consumido em algumas regiões ucranianas. A massa se parece com uma esfiha fechada, e pode ter recheio doce ou salgado. O pyrizhky é usado também como acompanhamento para sopas ou aperitivo.

O pãozinho pode ser feito em versões doces ou salgadas | Foto: Reprodução

Eles podem ser feitos fritos ou assados. Nas variedades salgadas, podem ser recheados com carne moída, purê de batata, cogumelos, ovo cozido com cebolinha ou repolho. Já nas receitas doces, o pyrizhky pode vir com frutas (maçã, cereja, damasco, limão) ou geleia.

Continua após a publicidade

Segundo o jornal britânico Daily Mail, civis de Izyum teriam entregue porções deste lanche aos militares da 3ª Divisão de Fuzileiros Motorizados russa.

Os soldados hospitalizados estão em tratamento na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) junto a outros mais de 500 soldados que fazem tratamento depois de tomarem bebida alcoólica que também foi oferecida por civis, afirma o Daily Mail.

Retirada

As suspeitas de envenenamento ocorrem em meio à retirada das tropas russas do entorno da capital Kiev. Segundo o jornal britânico, a sabotagem, com veneno, tem sido recente em uma estratégia de guerra civil dos ucranianos contra as tropas russas que invadiram suas cidades.

Veja Também