Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Bashar Assad está comprometido com reformas

As declarações coincidem com o início da sétima rodada de negociações na capital cazaque sobre o cumprimento do cessar-fogo na Síria, batizada de Astana 7, que ocorre até hoje

Postado em: 31-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bashar Assad está comprometido com reformas
As declarações coincidem com o início da sétima rodada de negociações na capital cazaque sobre o cumprimento do cessar-fogo na Síria, batizada de Astana 7, que ocorre até hoje

O presidente sírio, Bashar al Assad, mantém o compromisso de realizar reformas políticas na Síria após a conclusão da fase militar do conflito, disse na última segunda-feira (30), em Astana, capital do Cazaquistão, o enviado russo em Damasco, Alexander Lavrentiev. A informação é da EFE.

“Na semana passada estivemos na capital síria, onde tivemos uma conversa profunda com o presidente Bashar al Assad. Estávamos especialmente interessados em saber qual é a posição do seu governo sobre a posterior regulação política e qual a sua visão”, disse Lavrentiev às emissoras russas RT e Rossiya 24.

Continua após a publicidade

As declarações coincidem com o início da sétima rodada de negociações na capital cazaque sobre o cumprimento do cessar-fogo na Síria, batizada de Astana 7, que ocorre até hoje.

“O importante é que Assad fez uma declaração na qual afirmou que (o governo de) Damasco segue comprometido a lançar reformas políticas depois que a fase militar principal da luta contra o terrorismo acabar”, acrescentou. Segundo o enviado russo, o presidente sírio “está realmente disposto a encontrar formas de alcançar a reconciliação”.

“Falamos detalhadamente sobre o lançamento de um processo para o diálogo político entre várias partes da sociedade síria”, ressaltou Lavrentiev. 

Estado Islâmico

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores cazaque, Anwar Zhainakov, disse que ontem acontecerão reuniões bilaterais e multilaterais para debater questões da agenda, com portas fechadas à imprensa. A sessão plenária do encontro Astana-7 ocorrerá na terça-feira, e, além de Lavrentiev como enviado da Rússia, estarão os representantes dos outros dois países fiadores do acordo de cessar-fogo, Turquia e Irã.

A delegação da Turquia estará liderada pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Sedat Önal. (Abr) 

Veja Também