“Rússia não pode apagar um estado soberano do mapa”, diz Biden após votação na ONU
As falas ocorreram após a Assembleia-Geral da ONU aprovar uma resolução na quarta-feira (12/10), na qual condena como ilegal a anexação
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a criticar a anexação ilegal de quatro zonas ucranianas pela Rússia. Para Biden, “a Rússia está destruindo as próprias fundações da paz e segurança internacionais”.
As falas ocorreram após a Assembleia-Geral da ONU aprovar uma resolução na quarta-feira (12/10), na qual condena como ilegal a anexação de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia. Cerca de 143 membros das Nações Unidas votaram pela ilegalidade do ato, sendo que os referendos feitos por Moscou foram ridicularizados pelos líderes ocidentais como uma farsa.
“As apostas deste conflito são claras para todos — e o mundo enviou uma mensagem clara em resposta: a Rússia não pode apagar um estado soberano do mapa. A Rússia não pode mudar as fronteiras. A Rússia não pode tomar o território de outro país como seu”, disse Biden em comunicado.
“Com quase oito meses de guerra, o mundo acaba de demonstrar que está mais unido e mais determinado do que nunca a responsabilizar a Rússia por suas violações”, continuou.
Apenas quatro membros da ONU ficaram do lado de Moscou – Bielorrússia, Coreia do Norte, Nicarágua e Síria.
Leia também: Rússia afirma que prendeu responsáveis por explosão em ponte na Criméia