Explosão de Covid-19 na China lota crematórios e obriga famílias a queimarem mortos nas ruas; assista

Cenas do tipo estão sendo vistas principalmente em Pequim, onde o governo municipal suspendeu a política de Covid zero no mês passado

Postado em: 05-01-2023 às 09h38
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Explosão de Covid-19 na China lota crematórios  e obriga famílias a queimarem mortos nas ruas; assista
Cenas do tipo estão sendo vistas principalmente em Pequim, onde o governo municipal suspendeu a política de Covid zero no mês passado | Imagens: Reprodução/Redes sociais

Os casos de Covid-19 em cidades chinesas tiveram aumento repentino nas últimas semanas, o que lotou hospitais e crematórios e obrigou famílias a queimarem corpos de entes em meio às ruas.

Cenas do tipo estão sendo vistas principalmente em Pequim, onde o governo municipal suspendeu a política de Covid zero no mês passado, após três anos de restrições rigorosas. Especialistas internacionais em saúde estimam 2,1 milhões de mortes por Covid-19 nos próximos meses.

As casas funerárias ‘aproveitaram’ o momento para aumentar o custo das cremações, em meio ao crescimento da demanda. Em um vídeo publicado nas redes sociais, um caixão de madeira é visto em chamas em uma área rural.

Continua após a publicidade

Apesar disso, a China afirma que apenas 5.000 pessoas morreram infectadas pelo vírus desde o fim dos rígidos controles impostos à população.

Leia também: China pode ter quase um milhão de mortes ao sair da “Covid zero”, diz estudo

Cremação em um estacionamento

Em outro registro, que teria sido feito em Xangai, um grupo de pessoas aparece ao redor de uma pira improvisada em um estacionamento. Mais duas imagens da cidade mostram famílias colocando corpos por mortos pela Covid-19 em lençóis antes de atear fogo neles.

Confira:

Xangai concentra o maior número de casos desta onda de Covid-19 na China. A cidade teria 70% dos 25 milhões de habitantes infectados com o vírus, de acordo com um médico de um dos hospitais da região.

Uma captura de tela postada na plataforma de mídia social chinesa Weibo mostra uma mensagem de um homem que conta a seus vizinhos que seu pai havia morrido. No entanto, ele disse que não podia pagar pelos serviços funerários e que iria “encontrar um espaço aberto” para queimar o corpo.

Segundo a agência de notícias, uma cremação na capital chinesa pode ser organizada em três dias a um custo de 68 mil yuans (R$ 53,8 mil), enquanto um serviço no mesmo dia custaria 88 mil (R$ 69,7 mil). Normalmente, custaria alguns milhares.

Veja Também