Terremoto deixa mais de 1,6 mil mortos e 3 mil feridos na Turquia e na Síria

Um dos terremotos mais fortes a atingir a região em um século tirou os moradores de suas camas por volta das 4h da manhã desta segunda-feira (6)

Postado em: 06-02-2023 às 09h03
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Terremoto deixa mais de 1,6 mil mortos e 3 mil feridos na Turquia e na Síria
Um dos terremotos mais fortes a atingir a região em um século tirou os moradores de suas camas por volta das 4h da manhã desta segunda-feira (6) | Foto: Reprodução/ Hürriyet Daily News

Um terremoto fatal acabou derrubando prédios e fazendo moradores correrem para as ruas enquanto tremores eram sentidos em toda a região, na madrugada desta segunda-feira (6), no sul da Turquia e no norte da Síria. Pelo menos 1.600 pessoas morreram, e as autoridades contam com a expectativa de que esse número aumente nas próximas horas.

No momento, as equipes de resgate trabalham nos locais afetados para retirar os sobreviventes debaixo dos escombros. Pelo que se sabe, o terremoto possui magnitude de 7,8 há 23 quilômetros a leste de Nurdagi, com uma profundidade de 24,1 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Foto: Reprodução/ Erçin Ertürk/Anadolu Agency

O número de feridos ainda é incerto, mas agências de notícias e órgãos de governo acreditam que passe de 3 mil em território turco e sírio. A organização Capacetes Brancos, da Síria, também mostrou um dos resgates de sobreviventes. Veja vídeo:

Continua após a publicidade

Posicionamento turco

O vice-presidente da Túrquia, Fuat Oktay, afirmou que pelo menos 284 pessoas morreram e mais de 2.323 ficaram feridas em 10 províncias no país. Ele relatou em comunicados que aproximadamente 900 edifícios acabaram destruídos em Gaziantep e Kahramanmaras. Além de hospitais e estabelecimentos destruídos. “Infelizmente, outro terremoto aconteceu nao mesmo tempo em que estamos enfrentando condições climáticas extremamente severas”, apontou Oktay.

No país já houve pelo menos menos seis tremores secundários. O governo pede que as pessoas não entrem nos prédios danificados. “Nossa prioridade é resgatar as pessoas presas sob prédios em ruínas e transferi-las para hospitais”, disse o ministro do Interior, Süleyman Soylu pelas redes sociais.

Veja também: Terremoto atinge a Indonésia e deixa 46 pessoas mortas

Veja Também