Primeiras imagens dos destroços do Titan são divulgadas; veja

Mesmo após incidente, empresa ainda possui pacotes de venda para a expedição

Postado em: 28-06-2023 às 20h00
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Primeiras imagens dos destroços do Titan são divulgadas; veja
Segundo funcionários da Guarda Costeira, a estrutura de pouso do submersível e a tampa traseira já encontradas | Foto: Divulgação/Ici Radio Canadá

As primeiras imagens dos destroços do submersível Titan, da OceanGate, que implodiu durante uma excursão ao Titanic no Atlântico Norte, após o incidente que resultou na morte de cinco pessoas, foram divulgadas. As partes do submarino formam descarregadas nesta quarta-feira (28), no píer da Guarda Costeira Canadense, em St. John’s, no Canadá.

Nas imagens, registradas pela SkyNews, é possível observar os pedaços do submersível sendo puxados por um guindaste. Segundo funcionários da Guarda Costeira, a estrutura de pouso do submersível e a tampa traseira já encontradas. Duas tampas de titânio compunham o Titan, com um cilindro de fibra de carbono entre elas.

A Guarda Costeira abriu uma investigação sobre as causas do desastre. Segundo as autoridades, a investigação tentará entender o que causou a implosão e fazer recomendações para evitar tragédias semelhantes.

A empresa responsável pela expedição está sendo criticada pelas práticas de segurança. Após o incidente, ex-funcionários levantaram preocupações sobre o submarino que não tinha regulamentação para realizar a viagem.

A BBC teve acesso a e-mails no qual Stockton Rush, fundador da OceanGate, descartava as preocupações de seguranças de um especialista, alegando que estava “cansado de agentes da indústria que tentam usar um argumento de segurança para impedir a inovação”.

Junto às polêmicas, o portal TMZ teve acesso ao documento, emitido pela empresa, que tira a responsabilidade da OceanGate de possíveis danos que o passageiro possa sofrer durante o percurso. Nele diz: “Eu, (nome), reconheço que me inscrevi de forma voluntária para participar de uma operação submersível organizada pela OceanGate Expeditions”.

Novas Expedições

Mesmo após o incidente, a empresa responsável ainda oferece ingressos para duas datas em 2024. No site, é possível ver disponibilidade para uma viagem nos dias 12 e 20 de junho e 21 e 29 de junho.

O submarino conta com espaço para cinco tripulantes e um piloto. Além disso, acomodações privadas e refeições a bordo. As passagens custam em torno de U$ 250 mil, cerca de R$ 1 milhão convertendo para o real. Os compradores ainda têm acesso a treinamentos necessários e equipamentos de expedição.

Veja Também