Morales festeja recorde na presidência da Bolívia

Marca foi atingida na terça-feira passada, quando comandante venezuelano completou 12 anos, 6 meses e 23 dias no governo

Postado em: 20-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Morales festeja recorde  na presidência da Bolívia
Marca foi atingida na terça-feira passada, quando comandante venezuelano completou 12 anos, 6 meses e 23 dias no governo

O presidente da Bolívia, Evo Morales, comemorou o recorde como líder com mais tempo no poder no país. Os festejos ocorreram em um ato público acompanhado por apoiadores. Durante o discurso em Ivirgazama, em Cochabamba, ele afirmou que mais que um ato político se tratou de “uma festa” para comemorar “todos os recordes” desde a independência do país em 1825.

A marca foi atingida na terça-feira passada, quando Morales completou 12 anos, 6 meses e 23 dias no governo, mas no dia ele não pôde comemorar porque presenciou a posse do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

Continua após a publicidade

Morales superou Víctor Paz Estenssoro, que governou o país em quatro períodos entre 1952 e 1989, ao somar neste 14 de agosto 4.587 dias desde sua posse em 22 de janeiro de 2006.

A festa começou à tarde e se estendeu por várias horas ao som de grupos musicais que dedicaram composições à sua candidatura para o pleito do próximo ano. Se ganhar essas eleições governaria até 2025, bicentenário da independência da Bolívia.

Morales afirmou que o tempo de permanência no poder foi conseguido graças ao povo “anti-imperialista”. “Se o povo quer, vamos continuar (governando) com o nosso processo de mudança, com a nossa revolução democrática e cultural”, continuou Morales.

Além disso, o presidente se referiu à embaixada dos Estados Unidos, a qual acusou de “conspirar” e de se reunir com grupos de oposição que se opõem à sua reeleição. (Agência Brasil) 

Veja Também