Entenda o que é o Hamas, grupo responsável pelos ataques a Israel

O grupo extremista armado Hamas assumiu a autoria dos ataques terroristas, sendo conhecido como uma das maiores organizações islâmicas nos territórios palestinos

Postado em: 09-10-2023 às 09h50
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda o que é o Hamas, grupo responsável pelos ataques a Israel
O grupo extremista armado Hamas assumiu a autoria dos ataques terroristas, sendo conhecido como uma das maiores organizações islâmicas nos territórios palestinos | Foto: Reprodução/Twitter

No fim de semana, o estado de Israel sofreu um dos maiores ataques em décadas, deixando, até o momento, mais de 700 israelenses mortos.

O grupo extremista armado Hamas assumiu a autoria dos ataques terroristas, sendo conhecido como uma das maiores organizações islâmicas nos territórios palestinos.

O grupo foi fundado em 1987, por um dissidente de um outro grupo islâmico, a Irmandade Muçulmana, e se baseia em três pilares: promover a religião, praticar caridade e lutar contra Israel. O nome Hamas significa Movimento de Resistência Islâmica.

Continua após a publicidade

Desde os anos iniciais de sua fundação, o grupo se concentrava na ajuda social a palestinos e em projetos religiosos, com uma intensa ação social e comunitária.

Uma das principais pautas políticas do grupo é a criação de uma estado palestino abrangendo toda a região da palestina histórica, ou seja, o grupo não reconhece Israel como estado e deseja reocupar o território israelense.

Na carta fundamental do grupo, nos escritos e em muitas de declarações públicas, o Hamas usa um discurso de ódio contra Israel, além de defender a luta armada, inclusive por civis, no combate aos israelenses.

Entre as táticas de guerra, estão os lançamentos de mísseis, ataques a soldados e civis, e o sequestro de israelenses reféns.

Leia também: Israel recupera territórios e anuncia bloqueio em Gaza

Veja Também