Governo israelense considera banir canais de notícias internacionais durante guerra

Banimento aguarda aprovação do Ministro da Defesa e do Gabinete de Segurança

Postado em: 20-10-2023 às 12h15
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo israelense considera banir canais de notícias internacionais durante guerra
Banimento aguarda aprovação do Ministro da Defesa e do Gabinete de Segurança | Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (20/10), o governo de Israel anunciou normas emergenciais para fechar emissoras internacionais no país durante o conflito com o Hamas, alegando prejuízo à segurança nacional. O banimento aguarda aprovação do Ministro da Defesa e do Gabinete de Segurança.

As medidas de censura contra canais estrangeiros no país acontecem na mesma semana em que a emissora Al Jazeera, do Catar, alegou em vídeo que Israel teria sido o responsável pelo lançamento do míssil contra um hospital, no norte da Gaza, que matou 500 palestinos. 

Tais medidas também reiteram a percepção de que o Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, continua enfrentando críticas por parte da mídia, e essas normas visam camuflar as discordâncias.

Continua após a publicidade

Shlomo Karhi, ministro das Comunicações israelense, disse em nota que o país enfrente uma batalha em todas as vertentes. “Israel está em guerra em terra, no ar, no mar e na frente da diplomacia pública. Não permitiremos de forma alguma transmissões que prejudiquem a segurança do Estado”, afirmou Karhi.

Em comunicado divulgado nesta manhã, Al Jazeera – emissora financiada pelo governo do Catar, foi a única citada, dando a entender ser o principal alvo na mira do governo de Israel.

Veja Também