Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Entenda o motivo das investigações de Tupac Shakur terem demorado mais de 27 anos

Réu tem duas semanas para achar um advogado

Postado em: 20-10-2023 às 12h53
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda o motivo das investigações de Tupac Shakur terem demorado mais de 27 anos
O processo foi atrasada pela segunda vez para o dia 2 de novembro | Foto: Divulgação/Getty Images

Após 27 anos, o suspeito de matar Tupac Shakur está para ser julgado na corte americana. O processo foi atrasada pela segunda vez para o dia 2 de novembro desde a sua prisão no último dia 29 de setembro para que um defensor público possa ajudá-lo. 

O rapper de Nova York foi brutalmente assassinado enquanto andava nas ruas de Las Vegas no dia 7 de setembro, supostamente, um evento envolvendo brigas de gangues. O caso permaneceu em aberto dentro da polícia por 27 anos sem uma resposta, mesmo com várias testemunhas e investigações policiais. 

Leia também: Polícia Federal prende servidores da Abin que espionavam celulares durante governo Bolsonaro

Continua após a publicidade

Este caso é notoriamente conhecido por ser uma das investigações de celebridades estadunidenses mais demoradas. Principalmente devido a desdobramentos envolvendo ação policial no assassinato de outro rapper, Notorious B.I.G, considerado por ser ao mesmo tempo um amigo e rival de Tupac. Ambos pertenciam a gravadoras rivais que possuem ligações com gangues, a Bad Boy e Death Row Records, respectivamente. 

Contudo, o motivo que mais se levou em conta ao atraso das investigações foi por motivo de um supostos envolvimentos de membros de gangues dentro da polícia, sobretudo o Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD). Estes integrantes sabotavam operações policiais que pretendiam prender criminosos filiados a gangues e mafiosos.

Por conta da baixa aprovação polícia devido a brutalidade policial no ato de prisão de Rodney King ocorrido em Los Angeles no ano 1992, que ocasionaram um dos maiores protestos da cidade. As investigações enfim foram arquivadas, mas não fechadas para manter o envolvimento da polícia escondido. O motivo pelo não fechamento do inquérito era barrar esta informação de vazar, pois não tinham permissão de comentar sobre processos em abertos.

Veja Também